Zoom Óptico01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Zoom Óptico I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Ago./18
 
• O zoom óptico das câmeras compactas são ideais para produzir imagens interessantes para estudo em Sala de Aula, na Sala de Leitura, Sala de Informática ou Sala de Vídeo. O problema é que geralmente na escola pública o governo não disponibiliza verba para adquirir uma câmera compacta com zoom óptico mais alto, 5x ou mais, ou uma superzoom. Na maioria das vezes é o professor que disponibiliza esse tipo de equipamento para gerar material para suas aulas. Outro problema é a falta de computador ou monitor de TV nas escolas mais carentes.
• Aproveitar o zoom óptico e em alguns casos até o digital, mas lembre-se que este segundo não permitirá ampliações de qualidade, proporcionará grande oportunidade de estudo.
• As capturas poderão ser feitas pelo professor durante suas viagens ou durante excursões pedagógicas com os alunos.
• O interessante é que os alunos e alunas pudessem fazer as capturas, porém como a câmera é do professor e ele sabe quanto custa uma câmera, é ele que acaba fazendo as capturas. Mais uma vez vê-se a ineficiência do poder público no país e de muitas escolas privadas.
• As imagens ao lado demonstram essas possibilidades, como em Pirapora do Bom Jesus - SP, o Rio Tietê, com toda a poluição vinda da região Metropolitana de São Paulo - SP em plano aberto e mais duas só das espumas tóxicas geradas pela poluição.
 • As duas imagens fotográficas acima dos barcos e das aves possibilitam outros tipos de estudo e análise, o importante é que esse trabalho pode ser realizado por qualquer disciplina aproveitando para inter-relacionar os conteúdos e até um trabalho ou projeto interdisciplinar.
• O zoom óptico, ao contrário do digital, permite ampliações e portanto, um trabalho mais elaborado, por exemplo, em uma excursão a um zoológico o zoom óptico pode ajudar na captura de detalhes de animais, como, das patas, focinho, pele ou pelo, olhos, boca etc. Além da captura fotográfica em plano aberto, a captura em plano fechado poderá gerar estudos anatômicos, de deslocamento, função de cada parte do corpo etc.
• Uma câmera com zoom óptico abaixo de 5X não fará muita diferença, principalmente se o modelo estiver distante. O ideal é uma câmera superzoom com no mínimo um zoom de 20X.
• O maior problema é para câmeras com zoom óptico muito longo, um tripé ou monopé será necessário para a captura não sair tremida.
• Bom trabalho!
Voltar para o conteúdo