Xadrez01c-Vidro - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Jogos > Xadrez

XADREZ III

Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  • 16 Vidros Pintado (com figura das peças de xadrez), em tamanhos diferentes ou não para um conjunto de peças.

  • 16 Vidros Pintado (com figura das peças de xadrez), em tamanhos diferentes ou não para o segundo conjunto de peças.

  • O tabuleiro é o mesmo apresentado na "Opção A".

  • Caso as peças sejam maiores basta redimensionar o tabuleiro.

  • Excelente proposta para aula de Geografia e Ciências.

  • Peneirar a areia no próprio local. Vide em "Como Fazer" - Modelação - Da Areia em Vidro.

  • Não usar embalagens de vidro muito fina, trincadas, lascadas etc.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 

Pré-produção (Antes)

1. Organizar uma excursão a um local onde seja possível recolher a areia, sem danificar o meio ambiente, a partir de um projeto interdisciplinar que permita um estudo do meio, análise da formação geológica, o registro (por meio de texto, desenhos, fotografias, vídeo etc.). Discutir nesta etapa as questões da exploração do meio de forma a não prejudicá-lo e ainda recuperar aquelas áreas degradadas.
Durante a excursão convidados poderão falar dos benefícios do Xadrez ou contar a história deste jogo.

Produção (Durante)

2. Disponibilizar por meio de imagens vários exemplos de peças de xadrez (estas poderão ser parte de uma pesquisa feita pelos alunos em livros ou na Internet) para que os alunos possam ter um referencial para a sua criação.

Pós-Produção (Depois)

3. A Escola poderá organizar uma feira, com exposição dos trabalhos e a realização de um torneio, onde os alunos serão os juízes.
Organizar um pequeno congresso para professores sendo que os palestrantes e debatedores sejam os alunos. Estes farão a exposição, com apresentação em computador, vídeo, slides, retroprojeção, cartazes ou em um tabuleiro gigante.

Na feira montar um tabuleiro humano, as peças são os alunos, visitantes ou qualquer pessoa que queira participar. Para estas pessoas serão fornecidas vestimentas ou chapéus, coroas ou qualquer outro elemento que possa simbolizar cada uma das peças do xadrez. Estas atenderão ao comando do jogador e quando capturadas saem do jogo. Esta atividade também pode ser parte de apresentação e que poderá servir para demonstrar como são os movimentos das peças.

PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.

1. Após concluída a montagem ou confecção das peças não se esquecer de identificá-las. Também é conveniente que haja uma caixa para a guarda e transporte das peças onde fiquem embrulhadas para evitar choque entre elas.

2. Veja como fazer na página "Artes", "Artes Plásticas" e "Modelação", clicar em "Areia-Vidro1a" ou em ABRIR.

Voltar para o conteúdo