Xadrez01b-EVA - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Jogos > Xadrez

XADREZ V - EVA

Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  • EVA ou Papelão ou ainda cartolina

  • Tesoura.

  • Cola quente

  • Estilete (usado pelo professor).

  • Desenhar numa folha de papel as figuras de cada uma das peças.

  • As peças poderão ter qualquer forma, use a imaginação.

  • Cuidado com o uso da cola quente, o revolver é aquecido por eletricidade e a temperatura deste é bastante alta.

  • Este trabalho pode ser feito por qualquer faixa etária.

  • Peças claras: 1 Rei, 01 Rainha. 02 Bispos, 02 Cavalos, 02 Torres e 08 Peões. Peças escuras: a mesma quantidade de peças.

  • Professor, você poderá orientar os seus alunos para que pintem ou desenhem sobre as peças. Este ato irá proporcionar outros resultados.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 

Pré-produção (Antes)

1. O aluno deverá ser motivado à pesquisa, discussão, análise, conclusão e crítica. Livros, publicações periódicas e a Internet são fontes muito interessantes para a pesquisa.
A participação do aluno em entrevistas, debate, palestra de um jogador é um bom caminho. O aluno poderá fazer, individualmente ou em grupo entrevistas com pessoas da comunidade escolar, do bairro etc.
Uma pesquisa estatística sobre o Xadrez é muito interessante e que não seja restrita à escola, seja feita também no mercadinho, na padaria, banca de jornais, na livraria, quitanda, feira, praça, Igreja etc. Os dados devem ser computados e tabulados por todos alunos. Poderá ser pesquisado quanta informação as pessoas tem sobre este jogo, sua história, a sua importância para a construção do conhecimento, o significado de cada peça, a estratégia durante o jogo etc.
Nesta fase o aluno poderá fazer pesquisa individualmente, mas em um determinado momento elas deverão ser compartilhadas e discutidas.

Produção (Durante)

2. Simultaneamente à confecção das peças é importante que seja trabalhada a regra do jogo, sendo ela a oficial ou uma reescrita pelos alunos. É importante também que o aluno em algum momento seja apresentado às regras oficiais para comparar com a sua e o grau de complexidade, possibilidades.
Outro aspecto a ser discutido e pesquisado é a importância do reutilização ou reaproveitamento de material considerado sucata e até mesmo lixo.
Outra possibilidade importante é a organização de grupos de alunos para um trabalho junto à sua comunidade usando os tabuleiros e peças produzidos por eles próprios. Neste projeto a comunidade poderá ser orientada para a produção de peças e tabuleiros de forma artesanal e comercializá-los em feiras comunitárias. Desta forma estaremos gerando uma fonte de renda.
O aluno poderá produzir tabuleiros e peças gigantes para exibições públicas, seja na escola ou fora dela.

Pós-Produção (Depois)

3. A realização de exposição, palestra, debate, conferência, congresso, com a organização da comunidade escolar e com a participação direta aluno nestes eventos, não apenas como espectador, mas como fonte de informação (palestrante, debatedor, mediador etc.). Estes eventos deverão ser abertos à comunidade escolar, autoridades educacionais, à comunidade em geral, imprensa, integrado com outras unidades escolares públicas ou privadas, entre outras possibilidades.
O jogo de xadrez poderá ser levado à instituições como asilos, hospitais, creches, orfanatos, com o aluno ensinado e jogando com as pessoal destas comunidades.

PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.

1. Usar folhas de EVA de tons diferentes, de modo a haver contraste.

2. Ter todo material à mão. Cuidado especial com as ferramentas cortantes.

3. Riscar e Cortar o EVA em tiras: a espessura da tira vai depender das suas propostas e a faixa etária do aluno.

4. Colar, perpendicularmente, na parte inferior de cada uma das tiras "a" e "b" a tira "c". Colar, perpendicularmente, na parte inferior de cada uma das tiras "a" e "b" a tira "c" .

5. Formar um anel com a tira "c" sobre cada uma das tiras "a" e "b". Aguardar a secagem.

6. Dobrar a tira "a" ou "b" sobre o outro lado do anel e colar. Aguardar secagem.

7. Recortar cada uma das formas que identificarão as peças do jogo.

8. Passar cola quente sobre uma das faces da aba e introduzi-la no furo sobre a peça.

9. Exemplo das peças prontas.

Voltar para o conteúdo