TnCanetaHidr01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Tinta Fabricação > Fab Tinta

Tinta para Caneta Hidrocor I

ATENÇÃO

1. Todos os pigmentos e as tintas das nossas receitas usam como conservante o vinagre branco de cozinha, mas é possível usar conservantes químicos. No primeiro caso é menos provável ocorrer intoxicação ou alergia por ser menos tóxico que os conservantes químicos. Portanto se optar por conservantes químicos não usar a tinta com crianças menores de dezesseis anos de idade.
2. Os corantes químicos, como os a base de chumbo, alumínio, cobre e outros produtos químicos, são altamente tóxicos e residuais, por este motivo recomendamos os corantes alimentícios. O uso de corantes ou pigmentos químicos deve se restringir apenas aos cursos técnicos do ensino médio e superior.

Material

A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos.

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

  • Uma parte de pigmento bem fino ou corante líquido (melhor), solúvel em água.

  • Água destilada. Nunca use água mineral ou água clorada. Para retirar o cloro ferva-a.

  • Glicerina, 1/4 da parte.

  • Goma Arábica, 1/10 da parte.

  • Vasilha de louça vitrificada, de plástico ou de vidro.

  • Espátula de plástico.

  • Tubo plástico, com bico fino, para armazenar a tinta, com tampa ou outra embalagem com conta-gotas e tampa.

  • Conservante, opcional.

  • A caneta hidrocor não é uma técnica muito resistente, pois é muito frágil à ação da luz, calor, poluição, etc. Poderá ser produzida em casa, sem muita dificuldade. O corante líquido solúvel em água é o ideal.

  • Cuidado com os componentes usados em experiências, exemplo o álcool ou qualquer outra substância de fácil combustão.

  • Permitir ao aluno a realização de experiências.

  • Ter em mãos várias carcaças de caneta hidrocor descarregadas, lavadas e que tenham tampa (as duas).

  • Poderá ser feito um trabalho com a comunidade escolar sobre o tema reaproveitamento e reciclagem.

  • A caneta reabastecida poderá ser usada pra a produção de cartazes, textos, jornais ou revistas, além é claro de desenhos.

  • Armazenar a tinta em local que não sofra ação direta da luz, calor, radiação etc.

  • Para a recarga é conveniente o uso de um conta-gotas, uma mesa ou balcão forrado com plástico e a roupa protegida com um avental plástico.

  • Veja em Técnica como trabalhar com canetinhas hidrocor.

  • A produção de tons poderá ser feita adicionando mais ou menos pigmento à mistura. Não usar o pigmento branco, pois ele não é transparente.

  • Não é comestível.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto.

Pré-produção (Antes)

1. Esta proposta permite que o aluno entenda a necessidade do reaproveitamento de material e a escola não pode ficar atrás. Como primeiro passo, antes do início da produção, recomenda-se que seja feito um trabalho bem amplo sobre o tema reaproveitamento e reciclagem.
Também é importante destacar, não apenas na fala, mas também nos atos que não há demérito em utilizar objetos reciclados ou reaproveitados.
Não permita que alunos usem a caneta industrializada, mas sim as que estão esgotadas, ou seja, sem carga.
Esta proposta poderá ser integrada com qualquer disciplina ou área do conhecimento, mesmo que os assuntos não estejam relacionados diretamente com a produção de tinta para recarga das canetas. Desde que o tema principal seja o reaproveitamento e a reciclagem.

Produção (Durante)

2. Durante a produção é importante destacar os produtos que estão sendo utilizados e os cuidados necessários. É importante que o professor não seja mero instrutor, mas um dos participantes da experiência, seja no momento da produção da tinta ou das cores. Quando o aluno fizer alguma proposta para melhorar a qualidade da tinta é importante que seja ouvido ou esclarecido o porque não daria certo, caso ele proponha algo impossível de se realizar.
Não esqueça de fornecer todas as informações necessárias, mas ele (aluno) poderá buscar uma solução e até conseguir superar as dificuldades.
O aluno e o professor não devem ser meros reprodutores desta receita, é mais importante para este tipo de trabalho a realização de experiências e ou propostas inéditas.

Pós-Produção (Depois)

3. Como sempre é sugerido por este portal, é importante realizar uma exposição ou mostra dos trabalhos produzidos pelos alunos, mas só a exposição não completa o trabalho, em paralelo poderão ocorrer palestras (feitas pelos alunos ou convidados), debates, fórum... Estes eventos deverão ser abertos à comunidade escolar (toda equipe da escola, alunos, pais e outros componentes da comunidade) e proporcionar uma integração maior entre a escola e a comunidade.
Não se esqueça de realizar pelo menos uma visita pedagógica a uma fábrica de caneta hidrocor, mas caso isso não seja possível a locais que façam uso profissional desta técnica de desenho, como agências de publicidade, escritórios de arquitetura, porém se ainda não há como realizar este tipo de visita, procurar um local que possa associar o seu trabalho de reaproveitamento ou reciclagem para que os alunos possam observar na prática como se faz o reaproveitamento, seja na área urbana ou rural. Como sugestão: serviço de recuperação de móveis; eletrodomésticos; roupas; tratamento da água; lixo; esgoto etc.
Destacar também como o ser humano poderá reaproveitar outros objetos, produtos, alimentos, dentro e fora da escola.
Uma boa discussão poderá ser feita analisando o que é feito com a sobra (quando ela ocorre) dos alimentos fornecidos para a merenda escolar.  Como o pessoal da cozinha faz para melhor aproveitar a merenda? Como é controlada a data de validade? O que é feito com o alimento que tiver sua data de validade espirada? Perguntas que poderão ser encaminhadas à uma pesquisa nos bares, restaurantes, hospitais e outros que sirvam alimentação de sua cidade.

Tenha em mãos todos os materiais antes de iniciar o trabalho.

PROCESSO

I. Misturar o pigmento ou corante à água. Controlar a quantidade de corante ou pigmento conforme a cor ou tom desejado. Mexer muito bem.
II. Com um pincel passar um pouco de tinta sobre uma folha de papel e esperar secar para verificar se a cor é a desejada.
III. Aprovada, sempre mexendo, começar a adicionar gradativamente a glicerina. Fazer novo teste de cor.
IV. Estando de acordo com o desejado, adicionar a goma arábica, sempre mexendo.
V. Em seguida conservante (Opcional). Mexer muito bem, nunca bater.
NOTA:
1- Esta solução proporciona o reaproveitamento de canetas hidrocor descarregadas, mas para reutilizá-las é recomendado lavá-las muito bem e esperar a secagem. A composição química do fabricante da caneta, com certeza, é diferente desta receita.
2- A tinta não poderá ser muito líquida, de consistente moderada, mas ainda líquida.
3- Pingar a tinta no reservatório da caneta, de seis a oito gotas, espaçadamente. Testar e adicionar mais gotas. A quantidade vai depender do tamanho da caneta e do reservatório.
4- Você poderá comprar a carga seca.
5- Identificar em cada caneta a cor.
6- Conservá-las em locar arejado, longe da luz solar ou artificial, calor, poluição etc.

Voltar para o conteúdo