Tgram e Retroproj01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Contar História > Tangram

Tangram e Retroprojetor I

• O que será necessário:
a. Sala de aula ou sala de vídeo ou auditório deverá estar escuro para a projeção ocorra com qualidade. Outra opção é fazer fotografias ou vídeo da montagem do tangram e depois editar e dublar ou contar a história ao vivo.
b. Dois tangrans.
c. Retroprojetor.
d. Opcional: Transparências em Preto com desenhos para o fundo (cenário).

• Proposta e cuidados:
1. Criar ou escolher uma história tradicional, regional, folclórica etc.
2. Pré-definir os personagens que serão apresentados durante o ato de contar história. Realizar ensaios.
3. Decorar os textos. Evitar a leitura, mesmo quando é outra pessoa que manipulará o tangram sobre o retroprojetor.
4. As imagens projetadas serão sombras, ou seja, em preto. Por essa razão, caso opte por fundo, as linhas do desenho deverá ser finas para não se misturarem com na projeção do tangram.
5. Foi pedido dois tangrans para evitar acidentes e interrupções. Caso acidentalmente caia uma das peças no chão basta retirar as demais peças e substituir pelo segundo jogo. Outra pessoa poderá pegar a(s) peça(s).
6. O ideal é posicionar o retroprojetor a uma distância mínima de dois metros da tela, por essa razão o ambiente deverá estar escuro.
7. Para evitar brincadeiras inadequadas colocar outros profissionais auxiliando na organização.
8. Não colocar objetos que possam dispersar a atenção dos alunos.
9. O contador de história poderá estar iluminado para aproveitar sua expressão facial e corporal quando estiver contando a história. Uma ideia é usar um farolete de led recarregável. A carga dura mais tempo do que as das pilhas.
10. Utilizar histórias que durem entre dez e quinze minutos, não mais. Contar no máximo duas histórias, mas dar um intervalo para discussão.

• EXEMPLO:
1. Dispor as cadeiras em fileiras. Caso o piso seja plano colocar os alunos menores na frente e os mais altos atrás..
2. Dar informações rápidas sobre o tangram, sua história e suas possibilidades antes do início da apresentação.
3. Iniciar o ato de contar a história já com o ambiente escurecido. Uma possibilidade interessante, caso opte por iluminar o contador de história, é inicia-la no completo escuro e então iluminar o contador, antes mesmo do início da projeção.
4. Sendo o professor o contador de história é importante lembrar estará contando história e não dando uma aula, por ser uma apresentação é importante a interpretação.
5. Durante o ato de contar história é importante e interessante lançar algumas perguntas e não dar resposta para que no debate o aluno possa interagir.
6. Caso a história seja baseada em um fato histórico é importante antes da apresentação subsidiar o aluno com informações originárias de leitura, pesquisa etc.
7. Finalize a história sem que haja um final "feliz". Um final do tipo "a vida continua" é mais interessante, pois esta estratégia favorece a conscientização de que a vida continua e não termina no final feliz.
8. Terminada a apresentação e de imediato pedir aos alunos para registrarem tudo que viram e fizeram. Não os colocar em carteiras ou os deslocar para outro ambiente para não quebrar o clima criado. É importante permanecer no próprio ambiente.
9. Exemplos de tema para a História.
- ANIMAIS TERRESTRES.
- ANIMAIS AQUÁTICOS (de rios, lagos e marinhos).
- ANIMAIS VOADORES.
- HISTÓRIA DO BRASIL.
- SACI PERERÊ.
- PREPARO DE UM ALIMENTO.
- O BROTAMENTO DE UMA PLANTA.
- FASES DA FECUNDAÇÃO HUMANA E OU ANIMAL.

COMENTÁRIOS:
1. A proposta pode ser desenvolvida por todas as disciplinas, não apenas Artes e Línguas, o tema poderá envolver assuntos inerentes às demais disciplinas escolares, como: Matemática, Português, História, Geografia, Língua Estrangeira, Educação Física, Física, Botânica, Pedagogia, Literatura, história da Arte, Folclore etc.
2. Após a montagem da forma com o tangram deixa-la exposta (projetada) por pelo menos dez segundos, sem a sombra das mãos.
3. O trabalho de pesquisa é fundamental para que se obtenham bons resultados.
4. É importante que haja interpretação oral, facial e corporal durante o ato de contar história.
5. Distribuir um texto contendo informações sobre o tema trabalhado. Essa ação é fundamental para que os alunos tenham onde se referenciar durante a segunda fase da atividade, o debate.
6. Caso a escola ou o professor possua uma Maquina Fotográfica Digital ou Câmera de Vídeo é importante fazer o registro, não usar flash para não dispersar a atenção.
7. Cuidado com a cor das paredes para não perder o efeito ou que se forme sombra. Paredes claras são as melhores, mas as brancas são as mais indicadas.

Nota: O ato de contar uma História poderá ser interdisciplinar, pois a inter-relação de conteúdos ocorrerá naturalmente em função da proposta. O tema do projeto é determinado a partir de um interesse ou necessidade da sala de aula.


Retroprojetor

A colocação das pessas sobre a lãmina iluminada do aparelho.

Ou sobre uma lâmina transparente desenhada que servirá como fundo ou cenário.

Voltar para o conteúdo