Tetra Pakgrafia01A - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Grárficas > Gravura > Técnicas > Vazado
Tetra Pakgrafia - I
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  1. Caixinha do tipo Tetra Pak.
  2. Estilete pequeno e grande.
  3. Tesoura.
  4. Folha de papel sulfite.
  5. Lápis e caneta esferográfica.
  6. Régua de aço e de plástico.
  7. Rolo de espuma para pintura de parede.
  8. Tinta a Óleo, Acrílica ou Látex preta.
  9. Solvente para limpar o rolo.
  10. Espátula para espalhar a tinta.
  11. Placa de vidro ou outro material impermeável para espalhar a tinta.
  1. Esta atividade não deve ser feito por crianças muito pequenas quando optar pelo uso de estilete. Sua utilização deve ser restrita aos alunos maiores e a escola é quem deve providenciá-los, não os alunos.
  2. A embalagem deve ser lavada com detergente, depois de cortada, seca por pelo menos dois dias em local coberto e arejado, mas que não sofra a ação de poeira ou poluição.
  3. Não trabalhar com as carteiras alinhadas em fila, ou seja, não permitir que um aluno fique a frente de outro. Esta atitude poderá evitar acidente.
  4. Cortar as caixinhas com a tesoura tirando o fundo e a tampa.
  5. Alisar a folha obtida enrolando do lado oposto ao normal.
  6. Nunca realizar a produção de uma matriz em local com iluminação precária.
  7. Orientar o aluno para nunca utilizar o estilete na direção do seu corpo ou de um colega.
  8. Não colocar o dedo na frente da lâmina do estilete.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. Normalmente as pessoas jogam fora, ou seja, descartam as embalagens tetra pak. Na escola pode ser iniciado um trabalho de conscientização ecológica. Esse trabalho envolve o reuso das embalagens tetra pak com a impressão em vasado, que denominamos tetra pakgrafia. Não é necessário dizer que a pesquisa sobre o material (embalagem), sua fabricação, uso e reuso. Também fazer uma pesquisa sobre sustentabilidade.
Produção (Durante)
2. Nesta segunda etapa, o professor deverá estar atento aos problemas encontrados pelos alunos, principalmente no momento do recorte da área vazada e não apenas responder ou dar a solução, o importante é que o professor valorize o erro como uma etapa a ser vencida e que ele é parte de nossas experiências e vivencias. Iniciar o trabalho linear poderá conduzir a resultados melhores no momento da impressão.
Para que este trabalho de sustentabilidade e ecológico tenha sentido é preciso que ele seja realizado mais de uma vez por semestre, pelo menos três vezes por ano, caso contrário será feito apenas a apresentação de uma técnica de impressão. Como os momentos são diferentes é preciso que o professor também escolha temas ou modelos diferentes e faça uso, por exemplo, de uma excursão.
Durante o trabalho observar com atenção para evitar erros fatais, para isso, conscientize o aluno da importância da concentração e evitar brincadeiras que possam levar a erros.
Pós-Produção (Depois)
3. A discussão, exposição das impressões, participação em debates, seminários, se possível abertos à comunidade escolar ou entre escolas.
Alega-se falta de verba, mas a realização de congressos interescolares trariam grandes possibilidades para a construção do conhecimento.
Pelo menos uma discussão sobre o projeto, bastante crítica, deve ser feita e quando outras novas soluções surgirem deverão ser abertas a novas discussões.
PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
O trabalho poderá ser iniciado com ou sem o desenho da forma (letra ou figura) desejada.
1. Com a tesoura cortar as extremidades da caixa, como mostra a segunda imagem, na linha vermelha. Em seguida abrir no local onde é colada a caixa na altura.
2. Abrir a lâmina e colocar o lado aluminizado voltado para cima. Com o estilete recortar nas dobras obtendo quatro lâminas.
3. Desenhar com a caneta ou o lápis a forma desejada e em seguida retirar a área que deverá ser vazada. 
4. Para imprimir basta espalhar a tinta na placa de vidro.
5. Colocar o papel sob a matriz
6. E passar o rolo sobre a matriz com pressão suficiente para a tinta ser transferida para o papel.
7. A matriz deverá ser produzida espelhada, seja um desenho ou uma, palavra, texto etc.
8. Levantar a matriz com cuidado e colocar a cópia para secar em local arejado e plano.
Voltar para o conteúdo