Teatro de bonecos01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Cênicas > ArtCên -Atividades
 
• O teatro de bonecos é uma opção interessante para o trabalho em sala de aula e que favorece a inter-relação de conteúdos e a interdisciplinaridade. Nesta matéria serão abordas algumas possibilidades de trabalho. Em “Como Fazer” já possuem alguns modelos de bonecos.
 
• O programa Libre Office Draw, um software livre e grátis, do projeto GNU de software livre, possui imagens de bonecos e outros elementos que poderão ser impressos em sulfite 90 g/m², recortados, e fixados a um palito de sorvete ou espeto de churrasco. Nós proporcionamos duas imagens com bonecos para exemplo. Vale destacar que é mais importante o aluno criar o seu próprio personagem.
 
• O teatro de bonecos é bem diversificado, pois pode ser fantoche, boneco de dedo, marionete, modelado em papel colado (papier collé) ou machê (papier machê), com bolinha de gude, copinho de iogurte, margarina, caixa de leite longa vida entre tantas outras opções.
 
• Acredita-se que o teatro de boneco já existia na pré-história, ainda não com os conceitos de nosso tempo, mas provavelmente usados para fins mágicos.
 
• Na sala de aula ou durante uma excursão pedagógica eles poderão fazer parte de um projeto, como a produção de um vídeo onde os bonecos é que descrevem o local visitado, manipulação e fala dos alunos e alunas, podendo ou não estarem no quadro. Outra opção um manipula e outro, oculto fala pelo boneco. Levar um teatro de boneco para uma apresentação em uma instituição assistencial é outra opção. O mais interessante de tudo é que eles poderão ser utilizados por qualquer disciplina, proporcionarem a inter-relação de conteúdos e até a interdisciplinaridade.
 
• O teatro de boneco também poderá ser feito no computador em programas como o Libre Office Impress ou o Microsoft PowerPoint, ou ainda, o Ashampoo Presentations, os dois últimos são pagos, sendo o da Ashampoo bem mais barato.
 
• Entre as opções de apresentação, tem uma que favorecerá o trabalho de alfabetização, pensando ne trabalhando com a leitura midiática, o uso de balões, aqueles usados em H.Q. Nesse caso não haverá fala. Pode-se optar por uma música de fundo (off) ou algum(ns) som(ns) que criem uma ambientação para as cenas.
Para abrir e salvar o arquivo maior clicar aqui.
Para abrir e salvar o arquivo maior clicar aqui.
• Esses bonecos possibilitam ao aluno criar a expressão facial de cada um deles.
• Ao abrir cada uma dasd imagens acima, você poderá imprimi-la diretamente ou "Salvar imagem como..." e depois, imprimi-las. Bom Trabalho!
Voltar para o conteúdo