Stop Motion01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Animação

Animação I - Bloco de Papel

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

  • Câmera fotográfica digital ou celular com câmera.

  • Modelo (brinquedo, fruta, objeto, enfeite, dobradura etc).

  • Computador com soft para edição de animação, nós usaremos o Microsofit Movie Maker, um freeware que acompanha o S.O. Windows.

  • Cenário. O tamanho do cenário precisa ser maior do que o campo de enquadramento da câmera.



PROCESSO (FASE A)

1. Colocar a câmera sobre uma superfície estável, tripé ou mini tripé.

2. O deslocamento a cada captura poderá ser também da câmera ou ainda da câmera e do modelo.

3. Abaixo o exemplo de uma sequência de captura a cada deslocamento do modelo.

4. É importante lembrar que o deslocamento do modelo ou da câmera deverá ser bem pequeno, a não ser que o desejado seja uma animação com movimento mais rápido.
Cuidado com sombra e a mão (durante o deslocamento) no momento da captura.
Cuidado para o aluno não balançar a câmera no momento da captura.

5. Quando o modelo for um carrinho, por exemplo, não o levante para produzir o deslocamento, mas aproveite as rodinhas e o deslize, essa ação criará a sensação de que as rodinhas estão girando.
É possível trabalhar com um cenário 360º, condição que permite o deslocamento do modelo e ou da câmera para qualquer direção.
Verificar a distância mínima de foco da câmera antes de iniciar a captura. Usar o modo macro ajuda muito, mas é preciso verificar a distância mínima de foco. Essa distância é aquela entre a câmera e o modelo ou fundo. Em uma das imagens o boneco está fora de foco, pois foi priorizado o foco no fundo, um efeito interessante.

6. Durante a captura fazer pequeno deslocamento entre cada uma das capturas. Caso uma imagem saia tremida o trabalho poderá ser perdido, para isso é recomendado fazer duas capturas por deslocamento, mas se houver cuidado essa ação poderá ser dispensada porque gera maior trabalho separando as imagens.

7. Abrir o Microsoft Movie Maker e inserir as imagens. Importante: Redimensionar as imagens para um destes tamanho padrão de vídeo. A. 640x480 (qualidade DVD); B. 1024x768 (qualidade HD) ou C. 1920x1440 (qualidade full HD). Quanto melhor a qualidade maior será o arquivo final.

8. Ajustar a velocidade de exibição da imagem que servirá para fundo da apresentação. Tamanho mínimo 7 s e no máximo 30 s, porém caso seja colocado o nome dos alunos, professor(a), direção, usar até 30 segundos.

9. Selecionar otodas as imagens que são as geradoras da animação. A velocidade em segundos nesse caso será de 0,15 s. Observar que a última imagem não foi selecionada, pois ela será para a legenda "FIM", seu tempo 7 s.

10. A cada etapa da edição não esquecer de salvar seu trabalho como "projeto (1)", basta escolher uma pasta para este fim, que poderá ser a mesma das imagens. No final do trabalho "Salvar filme (2)", nesse caso poderá optar por MP4 ou WMV. No primeiro caso o arquivo final é menor.

11. O Movie Maker possui outros ajustes e ferramentas interessantes como transição, título, legenda, ajustes de imagens etc. Estes proporcionarão uma qualidade final mais técnica e com qualidade.

12. Vejam o vídeo final.

Voltar para o conteúdo