Stna de Parnaíba-SP Out18 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Excursão > Localidades
• Santana de Parnaíba - SP, está apenas a quarenta quilômetros da capital de São Paulo e possui um grande Centro Histórico, bem preservado, apesar da destruição de fachadas por parte de bancos e empresas. A casa de Suzana Dias e do Bandeirantes Anhanguera está muito bem preservada e é construída em taipa de pilão e pau a pique (internamente), o telhado são telhas fabricadas por mulheres indígenas ou escravas e o molde eram as suas cochas, dai surgiu a expressão "feito nas cochas". Sua construção data de aproximadamente 1560.
• Trata-se de um percurso interessante e pode ser feito a pé. A Igreja Matriz de Santana é também construída em taipa de pilão com belíssimo acabamento externo e interno. Muitas imagens têm cabelo humano, oriundos de promessas, o altar em outras partes em madeira entalhadas tem cobertura com pó de ouro. Foi em Santana de Parnaíba que a imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida foi modelada pelo monge beneditino e escultor, Frei Agostinho de Jesus.
• Existe um restaurante, construído com a mesma técnica e que tem mais de dois séculos de idade, até alguns anos pertencia à mesma família.
• Existe uma boa área para estacionamento de veículos, inclusive ônibus. É muito interessante o registro fotográfico e ou em vídeo, para posterior trabalho em Sala de Aula.
• Boa viagem, experiência e bom trabalho!
Voltar para o conteúdo