RoupaBonPapel01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Bonecos

ROUPA PARA BONECO DE PAPEL I

Material

A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos.

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

  • Tesoura sem ponta.

  • Papel sulfite ou cartolina.

  • Clipes bem pequeno.

  • Lápis de cor ou guache para pintura das roupas.

  • Cola branca se for sobrepor partes da roupa.

  • Recomendado para alunos da pré-escola, ensino fundamental, médio ou superior.

  • Quando o trabalho for com alunos menores é recomendado o uso de cola bastão.

  • Os clipes deverão ser de preferência pretos ou prateados, mas o melhor é que eles sejam na cor da roupa.

  • As roupas serão fixadas ao boneco(a) com os clipes.

  • O clipe que prender a parte da frente da roupa será o mesmo que fixará a parte de trás.

  • Deixar o aluno produzir as roupas de seu boneco(a), a ajuda deverá vir apenas quando a dificuldade for muito grande.

  • O professor deverá ser parte integrante do processo e poderá estar produzindo o seu boneco, mas evite que seja feito antes ou durante a produção por parte dos alunos para que não exista comparações ou tentativa de cópia.

  • Poderá ser colocado chapéu, barba, bigode, cabelo, touca, lenço de cabeça para as bonecas, óculo, relógio etc.

  • As roupas poderão gerar trabalho para as disciplinas Artes, História, Geografia, Português, Matemática, Educação Física, Ciências etc. Através das roupas qualquer professor poderá desenvolver pelo menos uma atividade ou desenvolver um projeto, como animação, teatro de bonecos, contar história etc.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto.

Pré-produção (Antes)

1.  A pesquisa sobre as roupas em várias épocas ou atividades é imprescindível e de maneira que atenda ao tema.
Permitir que o aluno possa manusear os bonecos antes da pesquisa das vestimentas é importante para sua posterior caracterização.
Trabalhar a produção de texto, seja ele oral ou escrito, contendo informações sobre as características da roupa, quem a usa ou usava em sua época e qual era a sua função.
Outra indicação é o ato de contar história, pois esta experiência servirá para o aluno perceber a interpretação, a expressão facial, oral e corporal.
Quando o aluno ainda não sabe ler e escrever o uso da fala é importantíssimo, mas o mais importante é o registro desta fala, seja ele através de gravação de áudio ou escrita pelo professor.
O tema deve ser escolhido com a participação do aluno, por sugestão do professor(es) envolvido(s) no trabalho. É recomendado que sejam formados grupos pequenos e que cada um tenha uma função dentro deste, mas todos alunos deverão produzir o seu boneco e a respectiva roupa.
O tema reciclagem não deve ser esquecido neste processo.

Produção (Durante)

2.  Favorecer a criação de vestimentas diferentes e que realmente representem a época trabalhada. Durante a produção das roupas é importante que os alunos tenham a sua frente exemplos em desenho ou fotografia da roupa que está confeccionando.

Pós-Produção (Depois)

3. Realizar uma exposição ou mostra, seguida de apresentações com os trabalhos realizados pelos alunos, mas só a exposição não completa o trabalho, em paralelo poderão ocorrer palestras (feitas pelos alunos ou convidados), debates, fórum... Estes eventos deverão ser abertos à comunidade escolar (toda equipe da escola, alunos, pais e outros componentes da comunidade) e proporcionar uma integração maior entre a escola e a comunidade. Deixar que o aluno demonstre aos visitantes como foi a produção das roupas para bonecos ou fantoches etc.
Trabalhar e apresentar revistas ou livros que contenham exemplos de roupas ajudará na criação, elaboração e confecção.

PROCESSO

1. Cortar a folha de cartolina na metade.

2. Dobrar cada uma das partes ao meio.

3. Colocar o boneco ou seu molde sobre a cartolina com a parte dobrada na altura do pescoço do boneco(a).

4. Riscar com o lápis preto o contorno do corpo do boneco para a modelação da roupa.

5. A partir do contorno produzir a roupa que poderá ser apenas uma peça.

6. Pintar a roupa e contornar com um lápis mais escuro as formas e dobras da roupa.

7. Prender com clipe cada uma das peças da roupa.

Voltar para o conteúdo