Revista01b - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Contar História > Fotomontagem

REVISTA II

  • O que será necessário:

Imagens fotográficas ou de ilustrações extraídas de revistas, jornais ou livros, com temática associada a um projeto e ao tema trabalhado.
As imagens serão coladas nas faces de sólidos, como: cubo, pirâmide (de base triangular, quadrada, pentagonal, hexagonal...), paralelepípedo (de base quadrada ou retangular), de um prisma, cilindro, cone etc.

  • Proposta:

De acordo com o projeto e a temática escolher com os alunos as imagens em revistas, livros ou jornais.
Formar grupos com três alunos no máximo.
Montar os sólidos ou utilizar as caixa de sapato, garrafa pet 2 litros, caixa de papelão, caixa de ovo de 3 dúzias, balde plástico etc.
Os grupos deverão discutir e compor a sua história. Ao terminar deverão escrever, numa folha à parte, toda a composição e entregar para o professor.
A História será contada exibindo cada uma das faces do sólido.
Este deverá ser mostrado lentamente para todos do público, mas sem interromper a história.
Primeiro Momento: A história será contada por uma única pessoa do grupo; Segundo Momento: a história é contada pelos outros dois alunos intercalando a fala e acrescentando informações, por exemplo, na forma de uma entrevista.
A partir de informações dadas pelo professor os alunos deverão fazer uma pesquisa para que possam recompor a sua história.
Realizar um debate ou seminário levando em conta as informações contidas em cada uma das histórias.
Fazer uma exposição dos trabalhos, exibir vídeo e ou áudio.

COMENTÁRIOS:

1. Este trabalho poderá ser feito por meio da reescrita pelos alunos e poderá ser usado para uma aula de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Estrangeira, Artes etc. Basta para isso seguir uma linha de projeto e pesquisa, pois esta proposta não é restrita ao imaginário, mas também à discrição, relato, narração, comentário, conclusão etc.

2. Poderá ser feita a montagem em cubos e a história ser contada de improviso (é importante gravar, mesmo que em áudio) ao se lançar o sólido, como se faz com um dado, e a face que ficar voltada para cima será a que servirá como referência para a sequência da história.

  • Nota:

1. O tema do projeto é determinado em função de um interesse ou necessidade da sala de aula.

Voltar para o conteúdo