Revista01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Contar História > Fotomontagem

REVISTA I

  • O que será necessário:

Imagens fotográficas ou de ilustrações extraídas de revistas, jornais ou livros, calendários, com temática associada a um projeto e ao tema trabalhado.
Local para expor as imagens. Neste caso não usar imagens muito pequenas.

  • Opções:

a) usar um episcópio para ampliar a imagem.
b) Digitalizar imagens, colocar em rede ou projetar usando um projetor multimídia.

  • Proposta:

Escolher com os alunos as imagens em revistas, livros ou jornais.
Formar grupos com três alunos no máximo.
A sequência será proposta por cada grupo após discussão.
Os grupos deverão discutir e compor a sua história. Ao terminar deverão escrever, numa folha à parte, toda a composição e entregar para o professor.
Primeiro Momento: A história será contada por uma única pessoa do grupo; Segundo Momento: depois o mesmo grupo modifica a sequência das imagens e outro componente irá contar a mesma história, mas nesta nova ordem; Terceiro Momento: repete-se novamente todo o processo.
Todos os grupos farão a sua apresentação e ao final farão uma análise sobre os resultados e se adquiriram novos conhecimentos (é importante dizer quais foram).
Realizar um debate ou seminário levando em conta as informações contidas em cada uma das histórias e suas variações.
O imaginário poderá estar presente, mas é importante que ele esteja associado apenas aos personagens presentes nas imagens e que durante a exemplificação ou explicação não interfira para não prejudicar ou proporcionar um entendimento equivocado, dúbio ou improcedente.

COMENTÁRIOS:
.

1. Este trabalho poderá ser feito por meio da reescrita e ser usado em uma aula de Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Língua Estrangeira, Artes etc. Basta para isso seguir uma linha de projeto e pesquisa, pois esta proposta não é restrita ao imaginário, mas também à discrição, relato, narração, comentário, conclusão etc.
2. Um exemplo bem simples em matemática é a utilização de imagens onde será contada uma história e ao mesmo tempo será quantificado e que favorecerá a realização de alguma operação matemática. O aluno poderá criar uma forma diferente para explicar como se faz uma operação matemática, uma equação, em fim, um cálculo.
3. As imagens poderão ser repetidas para todos os grupos, mas: a) Grupo I: as recebe todas em cores. b) Grupo II:  as recebe em preto & branco. c) Grupo III: algumas em cores e outras em preto & branco. d) Grupo IV: as mesmas imagens em tamanhos diferentes. e) Grupo V: as imagens estão recortadas em formas diferentes (quadrado, retângulo, triângulo, hexágono, pentágono, circunferência, trapézio, elipse etc.).
4. É interessante, se possível, gravar o áudio ou fazer um vídeo das apresentações.


  • Nota:

1. Professor não exija de seu aluno que decore nomes ou datas, deixe-o fazer consulta, se necessário, durante a apresentação.
2. O erro deve ser sempre parte do processo e nunca ser punido.
3. As imagens poderão ser apresentadas com cópia em papel ou em projeção digital, por meio de um episcópio etc
.

1. Qualquer disciplina poderá realizar este tipo de trabalho
2. Esta proposta poderá ser feita com o uso de filme para slides (positivos) em vez de negativos.
3. É importante que todos alunos participem da excursão, mas para não prejudicar aqueles que os pais não permitam a sua ida, deverá haver uma atividade extra relacionada ao projeto e ao tema trabalhado.
4. É interessante, se possível, gravar  um vídeo durante a excursão e as apresentações.

Nota: O tema do projeto é determinado em função de um interesse ou necessidade da sala de aula.

Voltar para o conteúdo