Relógio1c - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Protótipos

RELÓGIO DIGITAL I

Material

A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos.

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

  • Papelão ou papel cartão.

  • Estilete e tesoura grande.

  • Cartolina branca.

  • Caneta hidrocor para desenhar e pintar os números.

  • Garrafa pet de guaraná  de 1 litro, mas pode ser a de 2 litros.

  • Grampo e grampeador.

  • Linha branca e agulha bem fina.

  • O Modelo é o mesmo do relógio I, mas este será feito sobre madeira. Esta técnica não impõe restrições, poderão participar alunos da Pré-escola, do Ensino Fundamental e do Médio.

  • Caso tenha optado por papelão será necessário encapá-lo. Nesse caso o papel deverá ser totalmente colado, não ficando com bolhas ou áreas descoladas.

  • Outra maneira bastante interessante de estudar as horas, pois possibilita ao aluno entender a dinâmica de adição de horas também.

  • Excelente ferramenta para o professor de Matemática

  • Restringir o uso do estilete por parte de alunos menores e mesmo maiores é a melhor opção.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto.

Pré-produção (Antes)

1. O primeiro passo é disponibilizar material ou local para a pesquisa sobre este aparelho, desde sua forma até a história.
Outra pesquisa interessante e importante refere-se à produção comercial deste aparelho.

Como é feita a leitura das horas, minutos e segundos, no aparelho analógico.

Produção (Durante)

2. Nesta etapa, o professor deverá estar atento aos problemas encontrados pelos alunos e não apenas responder ou dar a solução, mas incentivar a busca por uma solução.
Esclarecer qual é a função do relógio analógico e digital em discussões durante o processo de produção.
É interessante que o professor trabalhe neste projeto orientado pelo tempo para que o aluno se habitue com o espaço e limite de tempo.
Por ser um relógio com dígitos não mecânico ou eletrônico exigira maior atenção por parte do aluno nas situações propostas pelo professor, por esta razão é uma oportunidade de preparar jogos usando este relógio.

Pós-Produção (Depois)

3. As exposições contendo os trabalhos produzidos são fundamentais e imprescindíveis, pois é neste momento que o aluno poderá, em contato com outros colegas, explicar aquilo que produziu e como o fez.
Os relógios produzidos poderão ser utilizados para identificar diferentes fusos horários, ou para servir de identificador do horário de entrada, intervalo, saída etc.
Com um calendário poderá também servir de uma agenda que identifique hora e data de um evento, atividade, excursão etc.

Tenha em mãos todos os materiais antes de iniciar o trabalho.

PROCESSO

1. A primeira peça será feita com plástico de garrafa Pet. Cortar, usando a tesoura, todas as peças. Para cortar as partes internas, usar o estilete. Da esquerda para direita: Três cartões (0, 1 e 2); Dez cartões (do 0 ao 9); 6 cartões (do 0 ao 5) e 10 cartões (do 0 ao 9).

2. Colocar separado cada conjunto de peças. Não esquecer da quantidade de cartões por pilha. Será possível optar por marcar entre 24 ou 12 horas.

3. Numerar o total das peças usando a caneta hidrocor. Os números poderão ser simples ou em negrito.

4. Encaixar cada conjunto na respectiva haste, com o número voltado para baixo, Repetir o processo em todas elas.

5. Colar e grampear a base das hastes no verso do painel frontal.

6. Curvando e Costurando. Curvar cada uma das hastes, de trás para frente, e encaixar no furo. Em seguida, com a agulha e linha, costurar cada uma delas no papelão e plástico. No final dar um nó.

7. Após terminar a costura basta começar a utilizar o relógio.

Voltar para o conteúdo