Releitura Des01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Plásticas > Desenho
• A partir de uma obra de arte conhecida, o aluno, poderá recriá-la, neste exemplo usando o desenho e o colorido proporcionado pelo lápis de cor, com a técnica esfumado. Para esta técnica é preciso raspar o bastão do lápis de cor sobre o suporte e em seguido, com os dedos, espalhar as raspas do lápis de cor. O resultado é um tom suave e curioso, muito interessante, pois permite produzir manchas e até áreas de luz e sombra.
• Outros resultados são possíveis e interessantes. A obra utilizada é do pintor espanhol Salvador Dali, com o título - "Moça Sentada Vista por Trás", de 1925. Uma obra figurativa e ainda não surrealista.
 
• Trata-se de uma obra belíssima e que retrata uma jovem observando ou contemplando as edificações à sua volta, pois o que parece, ela está sentada em uma varanda. Nesta primeira proposta usaremos apenas a figura da mulher, contornando-a. Como será possível visualizar a seguir.
• Outro detalhe, na proposta exemplo não serão coloridas todas as áreas da imagem, apenas algumas delas relacionadas à mulher. O lápis de cor será a nossa opção, mas também poderia ser tinta guache, aquarela, lápis de cor aquarelável etc.
• A colagem, no fundo pode ser outra opção interessante e que modifica a leitura da obra, por exemplo, recorte de páginas de jornal, revista, embalagem de presente etc.
• Esta é a cópia dos contornos da imagem da mulher, à esquerda, e a partir dela será realizada a releitura. Nesta segunda imagem, à direita, houve um reforço, com lápis de cor preto na região da cabeça.
• Acima, os dois resultados finais, o primeiro com um colorido chapado e uniforme. Já o segundo trabalho com o esfumado, já explicado no início desta sugestão. Vejam que existem grandes possibilidades e opções para a releitura, com diversas técnicas.
• Bom trabalho!
• O grafite produz resultados interessantes quando bem utilizado, como o nanquim, mas lembre-se de que são técnicas diferentes de desenho. Nestes dois últimos desenhos, um de grafite, à esquerda, e o da direita nanquim, mostram que as duas técnicas têm a suas qualidades, o trabalho final vai depender da proposta de trabalho.
Bom trabalho!
Voltar para o conteúdo