QuentesFrias01a - Copiar - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Cor

QUENTE E FRIA I

  • As cores são classificadas entre quentes e frias em função da maior ou menor capacidade de reflexão e/ou absorção da luz, porém elas vão variar quanto a sua origem, pigmento opaco, transparente e luz..

  • As cores quentes são aquelas que tem maior poder de reflexão da luz, conseqüentemente tem menor poder de absorção. Por refletir maior quantidade de luz nos passam a sensação de calor ou quentura.

  • Por sua vez as cores frias reagem de forma contrária às quentes, pois elas absorvem maior quantidade da luz e conseqüentemente refletem menor quantidade.

  • Cada cor, quando oriundas de misturas, possuem variações na quantidade entre as cores quentes e frias e é exatamente esta quantidade que determina se uma cor á mais quente ou fria. Outro fator importante se refere a uma cor fria de maior intensidade que está ao lado de uma outra cor fria, mas de menor intensidade, poderá nos parecer que a primeira é quente e a segunda é fria, o contrário também é válido. É muito comum ocorrer esta sensação ocorrer em uma escala ou gradação tonal.

  • Na figura abaixo um tom de verde médio frio nos parecerá em um momento quente e em outro frio, observe:

CORES-PIGMENTO OPACOS

CORES-PIGMENTO TRANSPARENTES

CORES-LUZ

Voltar para o conteúdo