Quebra-cabeça01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Jogos > Quebra-cabeça

QUEBRA-CABEÇA I

Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  • Fotografia extraída de revista ou foto impressa em papel.

  • Tesoura sem ponta.

  • Régua de 30 cm.

  • Lápis grafite preto.

  • Papel cartão branco cortado no tamanho da fotografia.

  • Cola branca.

  • Recomendado para alunos da pré-escola, ensino fundamental, médio ou superior.

  • Usando uma imagem fotográfica de uma excursão pedagógica, a escola e não o professor, fazer em um quiosque ou laboratório cópias, uma para cada aluno da mesma ou de diferentes imagens.

  • Usar cola branca e não bastão.

  • Espalhar a cola branca com uma espátula para cobrir toda superfície do papel cartão.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 

Pré-produção (Antes)

1. Realizar uma excursão pedagógica e fazer capturas fotográficas. Selecionar e a escola mandar imprimi-las em papel em um quiosque ou laboratório fotográfico. Outra opção, dentro do conteúdo trabalhado, solicitar ao aluno que traga uma fotografia de revista colorida ou em P&B no tamanho mínimo de 15 x 10 cm.

Produção (Durante)

2. Produzir o trabalho e simultaneamente fazer abordagens sobre o conteúdo trabalhado, os temas e assuntos inerentes. O ideal é que cada aluno faça seu próprio quebra cabeça e se eles forem diferentes melhor será o trabalho final. Criar as regras para uma eventual competição.

Pós-Produção (Depois)

3. Para a realização de um torneio é importante que as imagens sejam iguais, mas em cada fase pode-se mudar a imagem. Sugerimos contar a pontuação por tempo, ou seja, por exemplo, os dez mais rápidos se classificam para a fase semifinal ou final. Realizar uma exposição interativa convidando a comunidade escolar para visita-la e participar da montagem do quebra-cabeça.
Realizar um debate, seminário ou explanação oral sobre o tema trabalhado e da imagem no quebra-cabeça. Outra opção interessante é realizar um julgamento com juiz, promotor, advogado, jure etc., abordando a temática da imagem.

PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.

1. Dividir a imagem em um número de quadrados, pré-determinado pelo professor, usando a régua e o lápis grafite.

2. Para crianças menores (de 4 a 7 anos de idade).

3. Para alunos maiores (acima de 8 anos de idade).

4. Clicar sobre esta imagem com o botão direito e selecionar "Salvar imagem como..." ou "Imprimir". Esta imagem é apenas um exemplo.

Voltar para o conteúdo