QuadroNot01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Mobiliário

QUADRO DE NOTÍCIAS I

Material

A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos.

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

• Placas de madeira industrializada com 3 mm de espessura - medida mínima 1,00 x 2,00 m.
• Espátula de plástico.
• Dois ganchos e pregos ou parafusos - para pendurar o quadro.
• Tesoura.
• Oito placas de cortiça - medida 0,50 x 0,50 m.
• Feltro grosso - preto ou uma cor escura - medida mínima 1,10 x 2,10 m.
• Cola branca de madeira - tubo grande.
• Dois parafusos para a fixação do quadro na parede, com bucha se esta for de alvenaria.
• Percevejos ou alfinetes para mapa.

  • Todos alunos poderão participar do fabricação do quadro.

  • Para quadros mais simples, sem revestimento, usar madeira industrializada, tipo Duratex ou compensado.

  • O uso de parafusos e porcas proporcionará maior firmeza ao quadro.

  • A fixação das notícias poderá ser com fita crepe dupla face, a melhor solução para todos os casos.

  • Cuidado com os percevejos, pois muitos alunos para fazer brincadeira de gosto duvidoso poderá retirá-los do quadro e até ferir um colega.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto.

Pré-produção (Antes)

1. Antes de iniciar a fabricação do Quadro de Notícias é importante esclarecer ao aluno a sua função e a importância da leitura das matérias nele fixadas. Também trabalhar o respeito ao bem público, no caso o quadro e as notícias.
É muito importante que nesta fase o aluno esteja bastante informado sobre o projeto que será desenvolvido.
É importante que o professor esteja participando e não apenas responsável pelas  respostas, soluções ou explicações, mas preparado para conduzir o aluno à pesquisa e busca de soluções.
É importante mostrar que este projeto parte do reaproveitamento, além de ser benéfico para a natureza, também é importante na busca de soluções para problemas comunitários e sociais.
Esta discussão deverá estar presente em todas as fases do trabalho.
O registro é importante para todas as fases do processo, pois nele constará não apenas o que deu certo, mas também as dificuldades, as soluções e principalmente a retomada de forma diferente do processo para se obter melhores resultados.

Produção (Durante)

2. Durante o processo é importante que sejam dadas condições para que o aluno busque solução no momento que surgir algum tipo de dificuldade.
Conscientizar o aluno da importância do Quadro de Notícias e que ele não é apenas destinado a um trabalho escolar, mas sim comunitário.
Proporcionar ao aluno a possibilidade não apenas de observar o processo de produção, mas de alguma forma participar do processo e destacar que cada “função” é importante. A limpeza, no entanto, deve ser responsabilidade de todos.
Para que exista motivação todo aluno deverá estar ocupado, dividir o grupo em equipes é uma sugestão, desde que não impeça a participação de todos alunos em cada uma das etapas do projeto.

Pós-Produção (Depois)

3. Abrir espaços para discussão sobre as fases do projeto proporcionando debates, palestras, seminários... Abrir para a participação de alunos, comunidade, outras escolas, convidar pessoas que tenham trabalho relacionado à educação, como as ligadas às Delegacias de Ensino, às equipes pedagógicas destas ou de órgãos superiores, da comunidade, a imprensa local etc.

PROCESSO

Tenha em mãos todos os materiais antes de iniciar o trabalho.

1. Pregar ou parafusar os ganchos na parte superior do quadro. Virar a placa e sendo prego amassá-los.

2. Passar cola branca sobre o fundo da cortiça e colar a primeira placa de cortiça. Repetir o processo até a colagem das oito placas de cortiça. Aguardar a secagem por no mínimo 30 minutos

3. Colocar o feltro sobre as placas de cortiça.

4. Cortar diagonalmente as beiradas do tecido para facilitar a dobra.

5. Passar cola numa das laterais e colar o feltro. Repetir o processo para as outras laterais. É preciso alisar o tecido para que ele não enrugue ou fique excessivamente esticado. Aguardar a secagem. Após a primeira cola fazer um corte no tecido na altura dos ganchos.

6. Virar o quadro, passar cola nas laterais do fundo do painel e colar o feltro. Repetir o processo para as demais laterais. Aguardar a secagem.

7.  Furar a placa e depois a parede, por fim fixá-la à parede.

13. Enquanto isso os alunos vão lixar as tábuas que serão usadas nas prateleiras.

Voltar para o conteúdo