Projetos01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Webcam I
Por: Vivaldo Armelin Júnior - Jul./18
 
• As câmeras conhecidas como webcam são uma boa opção para a produção de vídeos afrente do computador para diversas finalidades, mas também, para a produção de documentários, noticiários, entrevistas, entre outras opções. As utilidades são muitas, como, a comunicação visual online com outras escolas ou pessoas, ideal para um chat online em tempo real.
• São muitos os modelos de webcams e com resolução variadas, de sensores razoáveis até os mais sofisticados. A resolução, fator de ampliação, hoje em dia é de pelo menos DVD, ou seja, 720x480 Pixel, para widescreen, mas a melhor opção é a HD, ou seja, 1280x720 Pixel, também widescreen. O problema está no preço desta última, mas nada proibitivo.
• Os notebooks, ultrabooks, tablets, alguns celulares e smartphones já vem com uma webcam incorporada ao equipamento, mas verificar a resolução se não é muito baixa, abaixo da indicada, por exemplo, 320x240 Pixel. Nesse caso a imagem permitirá uma boa ampliação e como a qualidade do sensor nessa condição é baixa, a qualidade da imagem também não será boa.
• A webcam poderá ser usada durante o dia ou noite, para essa segunda opção é interessante aqueles modelos que tem lâmpadas de LED ao lado da objetiva. Por falar em objetiva, o ideal é a objetiva que tenha zoom óptico, não precisa ser muito longo e a opção macro.
• Com uma webcam externa a um notebook é possível gravar experiências, insetos, pequenas sementes, detalhes de uma planta, animal etc.
• Também permite ao professor criar uma animação quadro a quadro ou stop motion, uma mágica na visão do aluno. Pode também simular ou acelerar por animação o crescimento de uma planta, como, a alface, feijão, repolho, couve etc. Nessa opção pode-se partir de sementes ou mudas.
• Bom início de trabalho!
Voltar para o conteúdo