ProcTxt01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Info Educativa > ProcessadorTexto
 Software processador de texto - NOVO
Por: Vivaldo Armelin Júnior - 22/01/2017
• Não é necessário o grande gasto de dinheiro público com softwares pagos, caso a escola seja muito simples ou pertença a uma prefeitura pequena. Os softwares livres são grátis e exigem pouca manutenção, estão sempre em atualização, são intuitivos, salvam nos formatos mais comuns, inclusive dos softwares pagos, abrem arquivos destes softwares e os editam. Nessa questão é preciso saber que você poderá perder a configuração original, mas essa questão ocorre até mesmo entre as versões de softwares pagos, pois, dependerá da configuração de seu software processador de texto, como margens, disposição da página, tamanho da fonte etc.
• Não iremos nesta matéria falar dos outros aplicativos do pacote Libre Office, apenas do Writer. Esse editor de texto possui um corretor ortográfico, a quantidade de palavras e termos superam em muito o dos softwares pagos, corretor gramatical e não apenas para o português do Brasil, mas para um grande número de línguas. Essas ferramentas não são infalíveis, mas ajudam muito.
• Quem poderá usá-lo? Qualquer área, disciplina e para qualquer atividade escolar, por exemplo, para a publicação de um jornal ou e-jornal, revista ou e-revista, livro ou e-livro... Para a confecção de um trabalho escrito e ilustrado, relato de experiência, troca de informações etc. Seu uso poderá gerar grandes trabalhos e resultados expressivos, de qualidade visual e de informação, e ainda, produzido individualmente ou em grupo.
• Mais uma informação importante, sua rede poderá ser composta por software livre, por exemplo, pelo Ubuntu, que já vem com um grande pacote de softwares, desde editores de texto, edição de vídeo, fotografia, gráfico, apresentação, foto para vídeo, entre outros. Não estamos desprezando o maior deles, apenas informando que se o dinheiro está curto, a solução mais viável de garantir os direitos de seu aluno quanto a informatização da escola e melhorar a qualidade de trabalho do professor.
• Bom trabalho!
Links: LibreOffice (Livre e grátis) - Microsoft Office (Pago) - Ashampoo Office (Pago, mas bem barato)
Os três tem corretor ortográfico, mas só os dois primeiro é que tem corretor gramatical.

ANTERIORES

 Software processador de texto - NOVO
Por: Vivaldo Armelin Júnior - 10/02/2016
• Os softwares para edição de texto, os denominados processadores de texto, são bem variados, muitos são em português do Brasil, outros de Portugal. Estes tem a finalidade de auxiliar a produção de textos, muitos com corretores ortográficos e ou com corretores gramaticais.
• Os corretores gramaticais e ortográficos não são completos e eficientes, pois em muitas situações eles erram ou não tem a palavra digitada. Isso acontece pela quantidade de palavras e de maneiras de se escrever, além do regionalismo. Portanto é impossível, nos nossos dias ter essa cobertura.
• Muitos processadores de texto são pagos e geralmente vem integrados a pacotes, como é o caso dos pacotes Office, o mesmo acontece com os grátis e livres, por exemplo, o pacote da Microsoft Office, com o Word, ou o pacote do Linux, com versão para o Windows, o LibreOffice
• Também existem os editores de texto simples, que não tem corretores de texto e nem gramatical, porém alguns tem corretores gramaticais, são mais raros, muitos apenas em inglês.
• Os processadores de texto permitem ao aluno aprender a escrever, ler e até a entender seus erros de ortografia e gramática.
• Não são destinados na escola apenas aos professores de Português, mas sim a todas as disciplinas. Eles também são eficientes no trabalho com língua estrangeira. Os mais modernos tem até áudio, ou seja, fazem a leitura da escrita.
• O professor pode favorecer o aprendizado não apenas com a produção de textos simples, mas também livros ou e-livros, jornais ou e-jornais, revistas ou e-revistas etc. Atualmente os processadores de texto salvam (imprimem) em PDF, o Libre Office Writer permite até proteger com senha.
• O formato PDF é um formato de e-livro, e-jornal, e-revista, e-gibi etc. Também existem editores grátis para o formato PDF. Uma vantagem do PDF é que ele é portável, ou seja, pode ser aberto em qualquer sistema operacional, seja o Windows, Mac, na várias distribuições Linux ou Solaris.
• Aproveitar os recursos destes softwares é importante para o aprendizado, pois eles aceitam arquivos de imagem, vídeo, gráficos, tabelas etc.
• Bom trabalho!
Libre Office White
MIcrosoft Office
Voltar para o conteúdo