Ponta Seca01 - ArteEducarJun15

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PONTA SECA - DE PREGO
Papelãografia I
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  1. 2 folhas de papelão grosso ondulado e sem dobras, mesmo tamanho.
  2. Cola branca para marcenaria.
  3. Pincel para espalhar a cola.
  4. Seringa descartável média para aplicação da tinta.
  5. Copo plástico com 1/4 de água.
  6. Tinta a óleo preta ou a cor desejada.
  7. Pregos medindo no mínimo 3 cm e não pode ser muito fino.
  8. Papel para as cópias.
  9. Varal ou local para a secagem das cópias.
  10. Para imprimir ver a técnica de impressão com Rolo de Macarrão, de madeira ou metal.
  1. Esta proposta é excelente para trabalhar a coordenação motora e a percepção visual por ser linear.
  2. Não dobrar ou usar parte do papelão com dobra.
  3. Cuidado com o uso do prego, evite brincadeiras perigosas, por este motivo esta proposta é recomendada para alunos maiores, 4º ano em diante.
  4. É um trabalho que obtém resultados motivadores na educação de adultos.
  5. É uma técnica que proporciona um trabalho de alfabetização e não apenas artístico.
  6. Excelente para ser usado como registro em experiências nas aulas de Ciências, em excursões, gravar fórmulas matemáticas e para produção de texto.
  7. Permite com certa qualidade até 30 cópias por matriz.
  8. Lembrar os alunos que tudo que for feito deverá estar espelhado, seja desenho ou escrita, para que no momento da impressão a cópia saia correta.
  9. Durante o trabalho há a necessidade de secagem, por isso é importante que se trabalhe em grupo.
  10. É aconselhável que cada aluno produza pelo menos uma matriz e o trabalho final poderá ser um quadro ou um livro.
  11. É possível produzir uma cópia para cada aluno e outras para distribuição.
  12. Como toda gravura o número da e de cópias deverá ser feito a lápis abaixo da área impressa, exemplo na figura abaixo.
  13. Considerar o trabalho final a partir da terceira cópia.
  14. Para cada cópia é necessário nova aplicação de tinta para que seja garantida a qualidade e a igualdade das cópias.
  15. Essa técnica exige um consumo maior de tinta.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. Proporcionar uma pesquisa sobre os materiais utilizados, por exemplo: Como é fabricado? Onde ele pode ser utilizado (não é apenas em embalagens)? Como ele é mais utilizado? Possibilita reciclagem?
Traz algum dano à natureza?
A partir desta pesquisa proporcionar debates e discussões antes do início do trabalho.
Produção (Durante)
2. Nesta etapa, o professor deverá estar atento aos problemas encontrados pelos alunos e não apenas responder ou dar a solução, mas incentivar a pesquisa. Muitos erros surgirão, para diminuí-los é recomendado que eles tenham folhas de papelão para testes antes do início do trabalho final.
Durante o trabalho observar com atenção para evitar erros fatais, para isso, conscientize o aluno da importância da concentração e evitar brincadeiras que possam levar a erros. Nesta proposta o erro não terá solução.
Pós-Produção (Depois)
3. A discussão, exposição dos materiais criados, participação em debates, seminários, se possível abertos à comunidade escolar ou entre escolas. 
As administrações alegam a falta de verba para a realização de congressos interescolares, no entanto eles trariam grandes possibilidades para a construção do conhecimento.
Pelo menos uma discussão sobre o projeto, bastante crítica, deve ser feita e quando outras novas soluções surgirem deverão ser abertas a novas discussões.
PROCESSO
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
1. Espalhar a cola sobre toda superfície do papelão e colar as duas placas, uma sobre a outra, sem deixar área descolada.
2. Colocar o papelão, futura matriz, sobre uma superfície firme e plana. Misturar à água a mesma quantidade de cola branca, misturar (não bater) até que se obtenha uma mistura homogenia. A cola branca para madeira é a mais indicada, pois muitas do tipo "escolar" são de péssima qualidade. Existe uma cola do mesmo tipo que a branca para madeira na cor amarela, esta também poderá ser utilizada.
3. Com o pincel aplicar a mistura sobre uma das superfícies do papelão, para impermeabilizar, o ideal são três camadas. Aguardar a secagem por um período mínimo de meia hora, repetir mais duas demãos. Caso existam outras matrizes, prepará-las neste momento.
4. Com o prego iniciar a confecção das linhas e ou escrita sobre a superfície impermeabilizada, mas lembrar os alunos que deverão produzi-las espelhadas. Produzir veios não muito finos, aproximadamente 1 mm de espessura e rasos.
5. Ao terminar a gravação encher a seringa com a tinta, mas cuidado para não ocorrer acidente.
6. Aplicar a tinta nos veios (sulcos) produzidos pelo prego com a seringa. A aplicação deverá ser relativamente rápida. Tomar muito cuidado para não depositar tinta na área plana da matriz, apenas no interior do veio e na quantidade suficiente.
7. Colocar o papel sobre a matriz com cuidado para não manchar ou borrar, mas seja rápido para não perder a tinta aplicada nos sulcos por absorção.
8. Deslizar então o rolo de macarrão sobre o papel até percorrer toda a sua superfície para que a tinta seja transferida para o papel. Deverá ser feita uma pressão moderada para que o rolo não esmague a matriz que é de papelão.
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