Planos Cine-TV01a - ArteEducarJun15

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PLANOS: CINEMATOGRÁFICO & TELEVISIVO

  • Quando falamos em planos, como serão vistos nos exemplos abaixo, no item "Os Planos na Prática", é preciso e importante destacar que a televisão, o cinema, o vídeo os utilizam quase que de forma igual. Vão ocorrer algumas variações em função do tamanho da tela, por exemplo, mas basicamente a idéia é a mesma.

  • O bom trabalho com os planos enriquece o a história, a descrição, narração, composição, edição etc.


Estão classificados basicamente em:

  • Planos Super Fechados: Não será objeto de estudo neste momento, mas cabe uma explicação. Trata-se das imagens obtidas em Macro (grande aproximação da câmera) e Microscópica (obtidas com auxílio de microscópios). Será obtida uma imagem muito ampliada e que permitirá a visualização daquilo de elementos muito pequenos e até microscópicos.

  • Planos Fechados: São usados para destacar uma cena, mostrá-la em detalhe, e com isso transmitir maior emoção, aumentar a sensibilidade e a afetividade. Este recurso proporciona ao espectador o afloramento de seus sentimentos afetivos, a sensibilidade e as emoções, por estar, a imagem, bem próxima. Quanto mais fechado o plano maior será a emoção.

  • Inclui-se nesta situação: o Big–close, Close-up (ou também Detalhe) e o Primeiro Plano.

Nota: No cinema o Plano Médio também poderá ser incluído nesta situação.

  • Os planos fechados apresentam um detalhamento maior da imagem, permitindo uma descrição mais rica e completa, por exemplo, a cena de um acidente de carro, mostrada em detalhe, com as pessoas se ferindo no interior do carro chocam mais do que a cena, mais comum, do veículo despencando de uma ribanceira. Outro bom exemplo é a cena de um beijo: quando mostrada em um plano mais fechado permite que percebamos e vivenciemos as emoções provocadas pela atuação do ator e da atriz.

  • Esta relação comunicacional interferirá na opinião e na forma de análise, se o racional for desprezado e o emocional aflorado. Por isso é conveniente assistir pelo menos duas vezes uma obra destes meios de comunicação para que seja possível analisar equilibrando a emoção e a razão.

  • Os planos muito próximos têm a tendência de nos induzir a emoção e menos a razão, é uma tomada ou cena menos contemplativa e mais emotiva. No caso de cenas envolvendo animais e principalmente o homem é possível perceber a expressão facial com riqueza de detalhe, por exemplo.

  • Planos Médios: Os planos médios, permitem uma apreciação e um envolvimento com o meio e as personagens.

  • Uma tomada ou cena feita com este plano permite que se tenha a caracterização da personagem, a observação do movimento, expressão corporal e facial. Esta integração permite uma análise da situação, fato ou acontecimento exibido, com o emocional ainda tendo destaque, mas a contemplação e a reflexão ganham espaço.

  • Na televisão e vídeo, dependendo do tamanho da tela, o impacto deste tipo de imagem é bem menor quanto ao afloramento dos sentimentos e emoções.

  • São considerados planos Médios: Plano Médio, Plano Médio Aberto e o Plano Americano.

Planos Abertos: Nesta situação a contemplação e a visão espacial ganham destaque, por proporcionarem a visão de um ambiente todo.
Uma tomada ou cena nesta situação permite que seja identificado o ambiente onde ocorre a cena ou tomada e quais são as suas características quanto ao:

clima/temperatura,
horário,
espaço físico,
distâncias,
ambiente,
local e,
situação que envolva as personagens em relação ao meio. Este tipor de tomada não pode ser feita em estúdio.


  • É óbvio que uma cena de uma ambiente bonito, agradável ou o contrário, de destruição, desolamento, também interferirão no emocional, mas de maneira bem diferente, não com tanta força como seria se fosse exibida a tomada ou cena em um plano fechado ou médio.

  • São considerados planos abertos: Plano Geral e o Grande Plano Geral (ou Big Plano Geral).

  • Plano Telescópico ou Espacial: Também não será neste momento objeto de estudo. Referente às imagens obtidas com o auxílio de telescópio de pequeno porte até os científicos. As imagens são aquelas obtidas do espaço, da lua, sol, de um planeta, estrela, galáxia etc. Poderão ser obtidas da terra para o espaço ou do espaço, inclusive a visão de nosso planeta.

OS PLANOS NA PRÁTICA


Legenda:

• Imagem inteira:- Referente à tela do cinema. Está na proporção 16:9 e não da cinemascope.
• Imagem retangular: Referente à tela da fotografia.
• Imagem retangular com os cantos arredondados: Referente à tela da televisão, proporção 4:3.

Grande Plano Geral = GPG

• Permite uma visualização bem ampla do ambiente, por isso é bastante usado para situar o espectador de uma cena fotográfica, cinematográfica ou televisiva.
• É impessoal e o envolvimento emocional é proporcionalmente bem  menor pela falta de detalhes. O espectador até se emociona com a beleza da imagem, mas essa emoção é mais atmosférica ou ambiental e menos pela expressão.

Plano Geral = PG

• O Plano Geral ainda é um plano muito aberto, mas já permite visualizar com mais detalhe a cena. Como no GPG, ainda não existe um envolvimento emocional no aspecto envolvimento com a expressão. Observe a diferença de proporção entre a imagem do cinema, da fotografia e da televisão.

Plano Conjunto = PC

• É um pouco menor que o Plano Geral, permitindo que se veja em destaque o elemento principal e o fundo (locação). Pelo maior detalhamento das formas e elementos que compõem a cena haverá um envolvimento muito maior que os anteriores, possibilitando que o emocional seja ativado com mais força.

Plano Americano = PA

• É um dos planos mais usados no cinema em razão de sua abrangência. Os detalhes são mais nítidos e com ele podemos sentir a emoção transmitida pelo elemento em primeiro plano.

Plano Médio Aberto = PMA

• Pouco usado, pela proximidade com o Plano Médio. O Plano Médio proporciona maior envolvimento e proximidade com o público que o Plano Médio Aberto.

Plano Médio = PM

• Neste caso já é possível observar a expressão da figura do primeiro plano com mais detalhes.

Plano Médio Fechado = PMF

• Transmite ainda mais as emoções da figura em primeiro plano. O envolvimento emocional é acentuado, no entanto é pouco utilizado, pois o PM e PP são mais adequados e diferentes.

Primeiro Plano = PP.

• É semelhante à imagem fotográfica 3/4 em relação a altura e não a largura. É bastante próximo e transmite emoções fortes, seja com um ou mais elementos enquadrados.

Close-up ou Close ou Detalhe = Cl ou Dt

• É uma imagem que proporciona um alto grau de envolvimento emocional, afetivo e comportamental. O detalhe está em grande destaque pela proximidade. Muito utilizado no cinema, vídeo e na televisão. Transmite o máximo de emoção e sensibiliza com facilidade o espectador.

Big Close = BC

• Produz imagens bastante detalhadas e geralmente de rara beleza e envolvimento emocional. Muito utilizado em imagens, por exemplo, dos olhos, da boca, flor, um objeto de pequeno porte que precisa ser destacado, as mãos etc.

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