Paraty-RJ Fev17 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Excursão > Localidades
• São muitas as atrações em Paraty - RJ, Brasil, nesta matéria apenas destacaremos o Centro Histórico e região, em uma futura matéria daremos destaque a outra(s) região, tem muito a visitar. O ideal é passar pelo menos cinco dias e não dará tempo para fazer todas visitas possíveis. Recomendamos fazer um belo planejamento, se contratou uma empresa de turismo, faça um roteiro junto com a empresa e determine você professor o tempo mínimo em cada visita, caso contrário o tempo para cada visita será insuficiente, pois a preocupação deles é visitar o maior número possível de atrações por dia.
• Vale destacar que desde o Centro Histórico (com edificações em estilo colonial original, pelo menos as fachadas, igrejas barrocas, muito comércio e restaurantes, barcos para aluguel etc.), as igrejas católicas espalhadas pelo Centro Histórico. As praias do Centro Históricos não permitem banho em sua maioria, só após o canal há praias que podem ser usadas para banho.
• Vale a pena percorrer o centro histórico por pelo menos dois dias, mas cuidado com o calçado, usar preferencialmente sapato sem salto, tênis (o mais recomendado) ou sapatênis, nunca usar sapato de salto, bota, sandálias de plástico, mesmo abertas, já as sandálias tem o inconveniente de permitirem a entrada de areia, que incomodará muito. Não esquecer, sempre com meia. Por quê? Simples, o calçamento do Centro Histórico tem calçamento com pedra e grande desnível, áreas com ressaltos são comuns. Esta região é relativamente grande.
• Bem próximo ao Centro Histórico tem a Praia Jabaquara, pode-se fazer o caminho à pé, porém é um boa caminhada, em se tratando de uma excursão pedagógica recomenda-se fazer o trajeto em ônibus da excursão ou de linha, esses são relativamente demorados.
• Agora, se o grupo está fazendo estudo, nessa caminhada poderá parar no meio do caminho para visitar o antigo Forte. A vista lá do alto é belíssima.
• O interior de algumas igrejas não podem ser fotografados, quando estive lá vi pessoas fotografarem com celular, com câmera, principalmente as mais sofisticadas ou profissionais não adianta insistir. Nunca usar flash no interior das igrejas, estes danificam as pinturas, as áreas douradas e as áreas em tecido, como as vestimentas dos santos e santas. Você vai dizer que é só um disparo, certo? Mas lembre-se que o número de visitantes na cidade é extremamente alto e se todo mundo pensar desta maneira com certeza haverá danos.
• Recomendamos levar pelo menos uma câmera superzoom, com zoom óptico de no mínimo 20X. Não permitir que cada aluno leve um celular, pois o risco de perda é maior. Quatro câmeras é o suficiente, depois basta compartilhar as imagens, lembre-se que elas poderão ser gravadas em CD, DVD e até Blu-ray, cartão de memória e pen drive, sem falar nas redes sociais.
• Levar sempre água e algum dinheiro, boné, protetor solar, baterias ou pilhas, e também, cartão de memória extra para as câmeras, pelo menos dois a mais.
• Reservar um dia para as compras para não ter que carregar peso extra.
• Boa viagem, experiência e bom trabalho!
Voltar para o conteúdo