Neutros01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Cor

NEUTROS I

  • O Branco, o Preto e os tons de Cinza são denominados pelas pessoas como cores, um erro muito comum e que se popularizou. Outro erro é chamar os neutros de cores neutralizadas... “cor neutralizada é uma cor que sofre a ação dos neutros”.

  • Na realidade isto ocorre da mesma maneira que a questão das cores quando é definido para o aluno que as cores primárias são o amarelo, vermelho e o azul desprezando-se as demais classificações das cores, pura desinformação ou má formação. Vale destacar que não é culpa do professor, mas sim do processo formativo.

  • Levando-se em conta que as cores são classificadas de três maneiras diferentes e em cada uma delas o branco, preto e seus tons (os cinzas) ocorrem de maneira diferente, por isso é importante estudá-las em cada uma das classificações das cores.


CORES-PIGMENTO OPACOS E TRANSPARENTES

1. O Branco ocorre quando uma superfície tem a capacidade de refletir quase que a totalidade das cores do espectro luminoso da luz branca.

2. O Preto ocorre quando uma superfície tem a capacidade de absorver quase que na totalidade os raios luminosos que o atingem e refletir uma quantidade mínima.

3. O Cinza ocorre quando uma superfície tem a capacidade de absorver e refletir parcialmente cada um dos diferentes comprimentos de onda luminosa.


CORES LUZ

4. Nas Cores Luz o Branco ocorre através da Síntese Aditiva das cores existentes no espectro luminoso, ou seja, a síntese aditiva entre o vermelho, verde e azul-violetado resultará no branco.
Ondas luminosas
A = Verde   B = Vermelho   C = Azul-violetado
Síntese Aditiva
a = Ciano    b = Magenta     c = Amarelo
1 = Branco

5. O Preto ocorre pela ausência total da luz e a sombra.
1 = Fonte de Luz externa - natural ou artificial.

A = Interior de uma caixa fechada.

6. Por fim, o Cinza ocorre pela falta parcial da luz e pela sombra.

1 = Fonte de Luz externa - natural ou artificial.
A = Obstáculo.
b = Sombra Projetada.

CORES NEUTRALIZADAS

CINZAS COLORIDOS

ESCALA DE TONS DO PRETO AO BRANCO

7. A Escala de tons originária da mistura entre o Preto e o Branco, na figura abaixo, está representada da seguinte maneira:

A = Preto
B = Cinza 75%
C = Cinza 50%
D = Cinza 25%
E = Branco

Voltar para o conteúdo