Mt Alegre do Sul-SP Jan18 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Excursão > Localidades
• Monte Alegre do Sul é um Município do Estado de São Paulo, localizada na região conhecida por Estâncias Hidromineral, como Socorro, Amparo etc.
• A Cidade preservou com muito cuidado seu Centro Histórico e Arquitetônico por onde os alunos poderão estudar a arquitetura clássica, conhecer a locomotiva a vapor, o Morro do Cristo Redentor, com vista panorâmica de 360º da região. Por essa razão, sugiro que levem uma boa câmera fotográfica e se possível com zoom óptico de pelo menos 8X. Tem, bem preservada a ponte da antiga ferrovia, outra atração.
• É bom levar um boné, porque o Centro Histórico deve ser percorrido todo a pé. O percurso não é grande. É importante que o professor responsável tenha visitado a Cidade de Monte Alegre do Sul com certa antecedência para elaborar um projeto e roteiro com qualidade.
• Existem algumas fontes de água mineral, não recomendamos que os alunos a consumam sem uma orientação anterior, pois muitas destas fontes produzem água com qualidade medicinal.
• Para o Morro do Cristo Redentor não é todo ônibus que vai conseguir ir até o topo, segundo um morador da cidade, porque a estrada é estreita e não comporta mais de dois veículos paralelos.
• Existem bons restaurantes no Centro Histórico, bem como sorveterias. Há um Museu e uma Casa de Cultura Popular.
• Pode-se fazer estudo do relevo, do solo, do clima, da agricultura, da História do Município, da Arquitetura, das Artes, Folclore, Religiosidade, entre outras possibilidades.
• Excursão de um dia se a escola está localizada até 200 km da cidade de Monte Alegre do Sul. O Centro Histórico é praticamente plano, não há subidas íngremes, a não ser que queiram subir até o morro do Cristo Redentor a pé, mas deve-se ter muito cuidado, porque a estrada é estreita e tem o trânsito de turistas (essa proposta deve ser feita só para alunos maiores, do 8º ou 9º Ano do Fund. I. Todo Ensino Médio regular ou Técnico e Universitário. Na subida pode-se fazer um estudo do solo e do relevo.
Boa excursão pedagógica e bom trabalho!
Voltar para o conteúdo