Mosaico01A - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Plásticas > Colagem
Mosaico - I
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  1. Cartolina branca, cortada tamanho 30 x 30 cm.
  2. Papel espelho, várias cores e tons (pelo menos seis).
  3. Régua de 30 cm.
  4. Lápis preto.
  5. Cola branca para marcenaria, mas poderá ser usada a escolar.
  6. Tesoura ou estilete
  7. Espátula de plástica de garrafa Pet.
  8. Pincel macio e chato número 14 ou maior.
  • O interessante desta proposta é a possibilidade de usar papel picado de maneira aleatória e não em quadriculado como é o padrão.
  • É recomendado o uso de pelo menos 6 cores diferentes mais o preto.
  • Cada quadrícula deve.
  • A colagem poderá resultar em um trabalho engraçado, abstrato e até mesmo figurativo, mas remontado.
  • Para esta proposta não há limitação de faixa etária.
  • O tamanho dos pedaços vai depender da imagem e do efeito desejado.
  • Recortes de fotografias de revista são as melhores opções em relação às imagens de jornal. A qualidade da tinta de impressão do jornal não é a mesma que a usada em revistas.
  • O estilete deverá ser usado apenas por alunos maiores.
  • Colar cada uma das quadrículas após aplicar cola usando a espátula de garrafa pet.
  • Uma solução interessante é numerar cada área correspondente a uma cor, por exemplo: 1 = amarelo; 1,1 amarelo claro; 1,2 amarelo escuro; 2 = verde...
  • Recortar a quadrícula para que ela se encaixe corretamente na área desenhada.
  • O trabalho poderá ser feito com pastilhas para parede e piso.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. A pré-produção de um mosaico deve ser bem rica e não a simples cópia de imagens fotográficas e ou pinturas. O aluno deve ter uma experiência prática, mesmo em sala de aula, com a exibição de um vídeo com tema pré-determinado, de frutas ou outro alimento, brinquedos ou a partir de uma excursão pedagógica, ai sim por meio do registro fotográfico desta, de desenhos ou pinturas. A produção do desenho base é do aluno, o professor(a) poderá orientar, corrigir, mas nunca fazer. Este deverá ser criado nesta fase. O trabalho poderá ser individual ou em grupo. Por fim, cada área do desenho que tenha cor ou tom diferente deve ser marcada com o nome da cor ou um número pré-determinado para cada cor ou tom.
Produção (Durante)
2. É importante seguir a marcação. O cuidado e a paciência são inerentes a este tipo de atividade, bem como o desenvolvimento da atenção e da concentração. Cada aluno individualmente ou em grupo, de no máximo três alunos, será encarregado de recortar o papel colorido em quadrados e depois da colagem. Pode-se emoldurar, enquadrar sobre um painel ou decorar as bordas com barbante colorido, gliter (gliter), cola relevo etc. É importante o registro fotográfico ou em vídeo de cada fase.
Pós-Produção (Depois)
3. Fazer exposição itinerante, não apenas na escola, mas também fora dela, por exemplo, na igreja, na praça, jardim, Centro Cultural, Museu, Biblioteca etc. Com as imagens originárias do registro, disponibilizá-las na internet, fazer um projeção pública etc.
PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
Processo:
1. Cortar a cartolina em pedaços de 30 x 30 cm. Em seguida, com o auxílio da régua e um lápis quadriculá-la. Cada quadrícula terá 1,5 x 1,5 cm.
2. Quadricular as folhas coloridas, nas medidas 1,5 x 1,5 cm. Recortar com uma tesoura, separando as cores e tons, ou ainda, usar uma guilhotina manual. É recomendado colocar os quadradinhos em saquinho plástico.
3. Desenhar sobre as quadrículas na cartolina.
4. Colar do fundo para a frente cada um dos quadradinhos alternando os tons e cores.
5. O mesmo na parte inferior do trabalho.
6. Continuar a colar com calma até montar cada uma das partes.
7. As cores são uniformes no exemplo, mas é possível criar nuances.
8. Ao concluir a colagem, passar ao acabamento. Aguardar a secagem das partes coladas. A secagem deve ser de pelo menos meia hora.
9. Aplicar cola branca(1) sobre o trabalho, espalhando muito bem, sobre toda a superfície, conforme explicação abaixo.
(1Diluir duas colheres de sopa de cola branca em quatro colheres de sopa de água. Com o pincel passar a solução sobre o trabalho para criar uma espécie de plastificação. Aguardar a secagem por pelo menos duas horas em local arejado, mas longe do calor, luz solar direta, poeira ou poluição e umidade.
Voltar para o conteúdo