Mod - Diversos 01b - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Tamgram
TANGRAM - 02
• Nesta matéria foram disponibilizados 11 modelos de tangram, que poderá ser trabalhado em sala de aula ou mesmo fora dela. O tangram tradicional poderá ser trabalhado em cor única ou misturando-se cores e ou neutros (branco, preto e cinza) e poderá ser produzido pelo próprio aluno como já foi ensinado em outra matéria.
• Cada modelo poderá ser reorganizado e modificado, como nos exemplos, o importante é a criatividade.
• Com o tangram, uma câmera fotográfica digital, celular com câmera, smartphone ou tablet, é possível fotografá-los e depois montar um e-livro, no formato PDF, por exemplo, mas também uma apresentação em Flash (pago), PowerPoint (pago), Libre Office Impress (livre e grátis), gif, entre outros formatos e também em vídeo com ou sem simulação do movimento de câmera com o PhotoFilmStrip, um software grátis. É possível até criar animações  em vídeo, gif ou flash, ou ainda, em HTML 5.
• Bom trabalho!
• Com as duas últimas fotografias, o da vela, é possível criar uma animação em gif, flash e vídeo, usando apenas dois quadros e colocando a opção “loop” (repetir sempre). Uma sugestão paga para salvar no modo gif ou flash, mais barata, é o software GifMovieGear 4.0, o problema é que ele não tem tradução para o Português do Brasil (Pt-Br). Existem vários programas que salvam no formato gif e são grátis. A versão deste software de número três, não salva no formato Flash, apenas no formato gif, mas ele está em Pt-Br.
• Para produzir um e-livro pode-se usar os programas do Office da Microsoft, no entanto, para não gastar dinheiro opte pelo Libre Office, que é grátis e livre, e pode ser trabalhado em dois programas, o processador de texto Libre Office Writer ou o Libre Office Draw, este segundo é o mais indicado. Um programa office barato é o da Ashampoo TextMaker. Todos salvam no formato e-livro, ou seja, PDF, o mais popular e fácil de ser usado. Em todos os casos você poderá proteger o e-livro contra modificação, mas deixar livre para abertura, bastando inserir uma senha.
• Por fim, para produzir apresentação, além do Microsoft Power Point, que é pago e faz parte do office, tem o Libre Office Impress, no Office da Ashampoo o Presentations, mas este é pago, porém não é caro perto dos programas do pacote Office da Microsoft.
Voltar para o conteúdo