Mod - Diversos 01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Tamgram

TANGRAM Tradicional I

Material

A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos.

Cuidados e Sugestões
Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes.

  • Um ou dois jogos de tangram, se possível em cores diferentes.

  • Câmera fotográfica digital.

  • Computador com software de edição de vídeo e ou animação, como o Movie Maker do Windows (grátis) e o PhotFilm Strip (grátis).

  • Além da montagem das figuras será possível criar encenações, fazer fotografia e depois criar animações, contar história, criar apresentações etc.

  • Usando imagem grande de revista ou folhinha (calendário) como cenário (fundo) para o tangram e depois fotografar para criar história, dar uma explicação de ciências etc.

  • Usando um fundo infinito (uma única cor, mas diferente da cor do tangram) pode-se fotografar, depois converter no computador a imagem para PNG com transparência e integrar a imagem a um fundo.

Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto.

Pré-produção (Antes)

1.  Todo trabalho proposto com o tangram não deve ser exclusivamente a montagem. É importante que se proporcione discussões sobre o tema a ser desenvolvido. Realizar uma pesquisa sobre a figura que será criada, por exemplo, de um animal, uma construção (edificação), meio de transporte, nave espacial, uma pessoa etc.

Produção (Durante)

2. Nesta etapa o aluno irá montar sua figura, mas já pensando no trabalho final, por exemplo, numa ave comendo, como é visto na animação na parte inferior desta página. Para isso é importante que cada aluno faça a montagem da mesma figura, mas com pequena variação, para ser fotografada ou escaneada, em sequência e depois ser animada.
Para uma apresentação também cada aluno faz uma imagem diferente, por exemplo, dinossauros de espécies diferentes. Em seguida é fotografada cada uma das montagens e depois no computador ordenar as imagens para a realização da apresentação, com ou sem a inserção de texto.
Pode-se também fazer imagens para a criação de um e-livro, uma e-HQ, e-revista etc.

Pós-Produção (Depois)

3. Realizar uma apresentação, seminário, palestra, debate após a exibição da apresentação, animação, slides show, entre outras possibilidades. O importante é que o aluno faça um relato não apenas do processo produtivo, mas também sobre o tema que foi trabalhado e pesquisado.
Este é um trabalho que apresenta excelentes resultados quando pelo menos inter-relaciona conteúdos, porém eles são melhores quando ocorrer a interdisciplinaridade a partir de um projeto.

PROCESSO

Tenha em mãos todos os materiais antes de iniciar o trabalho.

A MODELAÇÃO

1. Para criar uma animação com fundo infinito.

2.  Esta foi a montagem em sequência de quatorze frames (quadros), utilizando apenas as cinco imagens acima.
O quadro "1" foi repetido por mais três vezes, o mesmo com os quadros "7" e "8".

3.  Abaixo a animação, no nosso caso em flash, mas poderia ser num dos formatos de vídeo (wmw, avi, mp2, mp4, SVCD, DVD etc.), um gif animado, uma apresentação...

Voltar para o conteúdo