MarcdrLivro02 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Artesanato
 
Marcador de livro - II
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  • EVA várias cores.
  • Caneta para retroprojetor, marca CD/DVD ou permanente.
  • Cola para EVA.
  • Espátula de papelão ou plástico para espalhar a cola.
  • Tesoura ou estulete (só para adultos).
  • Molde (opcional).
• Pode ser executada por qualquer ano/série, a restrição se faz para o uso do estilete e da cola pára criança alérgica. Estes devem ser manipulados apenas por adultos. Solicitar ao aluno apenas a tesoura.
• Pode-se desenhar direto sobre o verso do EVA ou recortar direto. Não usar EVA com expessura maior do que 2 mm.
• O molde padronizam os modelos de marcadores, por essa razão, é sugerido que cada aluno produza o seu.
• O tamanho do marcador é variável, foi dado apenas um exemplo, poderão ser maiores ou menores.
• Espalhar a cola com a espátula uniformiza a distribuição desta e evitam bolhas, dobras e rugas.
• Não usar cola bastão ou branca.
• Usar tesoura sem ponta.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. Na fase de pré-produção é importante associá-la à leitura de um bom livro, mas também a excursões pedagógicas e os marcadores terem elementos relacionados à excursão. Fazer uma pesquisa sobre os modelos de marcadores, como são feitos (impressos, artesanais, via xilogravura, colagem, modelação, estamparia, cobertura com tecido etc.), também fazer uma análise e estudo da importância do ato de ler a escrita, imagens fotográficas, desenhos, ilustrações, gravuras e gráficos, bem como sua interpretação.
Produção (Durante)
2. Para confeccionar os marcadores é preciso muita atenção para que fiquem bem acabado, portanto não deve haver brincadeiras que tirem a atenção do processo. Este poderá ser organizado em grupo ou individual. Quando em grupo, organizá-los como uma linha de produção, por exemplo, um grupo recorta o EVA, outro as colam os detalhes, outro pintam... É preciso coloca-los para secar por pelo menos 40 min.
Pós-Produção (Depois)
3. O processo é simples e os marcadores, quando bem feitos, poderão ser destinados a entidades assistenciais, comercializados durante uma festa na EU (Unidade Escolar), como festa junina para arrecadar fundos para a APM, serem distribuídos durante um sarau com a comunidade, em uma praça, numa biblioteca, em outra escola, durante um debate na EU sobre a importância da leitura midiática (escrita, imagens, gráficos etc.), além da tradicional exposição. Durante uma campanha de leitura midiática e como agradecimento, nunca prêmio, para aqueles e aquelas que fizerem a leitura, individual ou em grupo.
PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
 
O trabalho poderá ser iniciado com ou sem o molde.
1. Cortar peças retangulares de EVA com largura aproximadamente de 3 ou 4 cm e comprimento de 12 a 15 cm.
2. Cortar as partes que serão coladas na parte superior. Não sobrepor com muitas camadas, no máximo duas, além da base.
3. Com a cola de EVA, colar as partes.
4. Após a secagem de aproximadamente 40 minutos pintar com tinta para EVA ou com as canetas sugeridas.
5. Aguardar a secagem por uma hora.
• Abaixo alguns exemplos:
• Como ficará no livro:
Voltar para o conteúdo