MarcdrLivro01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Artesanato
 
Marcador de livro - I
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  • Folha de papel cartão branco.
  • Foto colorida ou em escala de cinza de revista no tamanho do cartão. Opção: foto do aluno.
  • Cola branca.
  • Espátula de papelão ou plástico para espalhar a cola.
  • Tesoura ou estulete (só para adultos) ou guilhotina.
  • Molde (opcional).
• Pode ser executada por qualquer ano/série, a restrição se faz para o uso do estilete e da guilhotina. Estes devem ser manipulados apenas por adultos. Solicitar ao aluno apenas a tesoura.
• Pode-se desenhar direto sobre o verso do papel cartão após a colagem da figura. Para melhor acabamento, deixar a parte coberta (branca) do papel cartão voltada para trás. Nesse caso colar a imagem no fundo não coberto do papel cartão.
• O molde padronizam os modelos de marcadores, por essa razão, é sugerido que cada aluno produza o seu.
• O tamanho do marcador é variável, foi dado apenas um exemplo, poderão ser maiores ou menores.
• Espalhar a cola branca com a espátula uniformiza a distribuição desta e evitam bolhas, dobras e rugas.
• Não usar cola bastão.
• O marcador poderá ser coberto com plástico adesivo transparente para aumentar sua resistência.
• O papel cartão poderá ser substituído pela cartolina, papelão liso (não corrugado ou ondulado), papel camurça, embalagem de leite longa vida (deixar a parte do alumínio como fundo) etc.
• Para impermeabilizar o marcador produzido pode-se aplicar com um rolinho de espuma, mas também com um pincel macio e largo, a mistura cola branca (3/5 da parte) e água (2/5 da parte). Esse recurso impede que o marcador se suje com facilidade, que a imagem vá perdendo a cor (desbotando) etc.
• Papel de embrulho, principalmente para presente poderão ser usados para fazê-los.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. Na fase de pré-produção é importante associá-la à leitura de um bom livro, mas também a excursões pedagógicas e os marcadores terem imagens da excursão. Fazer uma pesquisa sobre os modelos de marcadores, como são feitos (impressos, artesanais, via xilogravura, colagem, modelação, estamparia, cobertura com tecido etc.), também fazer uma análise e estudo da importância do ato de ler a escrita, imagens fotográficas, desenhos, ilustrações, gravuras e gráficos, bem como sua interpretação.
Produção (Durante)
2. Para confeccionar os marcadores é preciso muita atenção para que fiquem bem acabado, portanto não deve haver brincadeiras que tirem a atenção do processo. Este poderá ser organizado em grupo ou individual. Quando em grupo, organizá-los como uma linha de produção, por exemplo, um grupo recorta as imagens, outro as colam sobre as folhas de papel cartão, outro riscam o contorno do molde e recortam os marcadores. É preciso coloca-los para secar por pelo menos 40 min.
Pós-Produção (Depois)
3. O processo é simples e os marcadores, quando bem feitos, poderão ser destinados a entidades assistenciais, comercializados durante uma festa na EU (Unidade Escolar), como festa junina para arrecadar fundos para a APM, serem distribuídos durante um sarau com a comunidade, em uma praça, numa biblioteca, em outra escola, durante um debate na EU sobre a importância da leitura midiática (escrita, imagens, gráficos etc.), além da tradicional exposição.
PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
 
O trabalho poderá ser iniciado com ou sem o molde.
1. Criar os moldes com quatro ou cinco modelos de marcadores de livro diferentes, o importante é haver criatividade. As medidas poderão variar, pois dependerão do tamanho do livro. Este deverá ser de papel cartão.
2. Cortar o interior do molde para torna-lo vazado. Se utilizar uma tesoura é recomendado que seja iniciado o recorte no interior da área que será eliminada. Procurar acompanhar as linhas de recorte no molde.
3. Colocar o molde sobre a imagem já colada e seca sobre o papel cartão, riscar com um lápis macio e bem de leve e em seguida recortar seguindo os contornos com uma tesoura sem ponta. Caso seja usado estilete é conveniente ter uma régua de aço para garantir a precisão no corte.
Obs. Todas imagens fotográficas e desenhos foram produzidos pelo proprietário deste portal, detentor de todos os direitos autorais. Não fazemos uso de imagens de terceiros.
4. Abaixo dois exemplo de uso dos marcadores.
5. Cada molde costuma durar aproximadamente por dez cópias, depois é comum amassar ou até rasgar suas bordas. Este poderá ser confeccionado em madeira compensada, plástico ou acrílico.
Voltar para o conteúdo