Leitura01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Comunicação e Expressão > Leitura
Leitura 02 - NOVO
Por: Vivaldo Armelin Júnior - 19/09/2016

• A leitura, como toda atividade escolar tem sua função no processo de construção do conhecimento e no desenvolvimento cognitivo. Não se está falando apenas da leitura derivada da escrita, mas de todo tipo de leitura. Ler é crucial para que o aluno se envolva com as atividades propostas durante as aulas, pois quando ele, aluno, não entende o que é proposto, seja um texto, uma imagem, um gráfico, entre outras possibilidades, não haverá motivação e interesse.
• Ler é envolver-se, mesmo quando o assunto não é interessante, para que se possa fazer uma análise, tirar conclusões, saber criticar e concluir, seja uma conclusão favorável ou não, e nessa situação o papel do professor não é a de simplesmente a de comentar ou dar uma resposta, mas problematizar.
• Aquele ou aquela que lê saberá interpretar e terá oportunidade para questionar e até problematizar, pois a problematização não é uma condição inerente ao professor. O aluno, durante o processo de construção do conhecimento será favorecido quando tem a oportunidade de ler um filme, não apenas assisti-lo, condição que será automaticamente conduzido à um a análise e até curiosidade pelo tema. O mesmo vale para aquele aluno ou aquela aluna que ao ler uma notícia no jornal, revista, livro, com uma ou mais imagens, possa integrar as duas formas de leitura e tirar a sua conclusão. Em muitas situações a(s) imagem(ns) mostram algo diferente do texto ou são mais completas, ou ainda, possibilitam uma análise mais pessoal e não apenas a opinião, descrição, questionamento, do autor do texto.
• É muito comum emissoras de televisão, jornais, revistas, disponibilizarem notícias com a sua visão e interesses, portanto omitem informações para que o público seja induzido a erro. Essa mesquinharia existente no Brasil só atende a uma classe social, aos ricos, que manipulam a classe média contra os pobres. Só eles é que ganharão, porém, quando as pessoas aprenderem a ler, ou seja, realizar uma leitura interpretativa e crítica esse golpe não mais acontecerá. Por essa razão nossos alunos precisam ter acesso à leitura midiática, uma leitura mais ampla e completa. Vale lembrar que todas as formas de leitura são importantes, não há a mais completa ou mais importante.
ANTERIORES
Leitura 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior - 05/11/2014

• A leitura não é uma atividade apenas da disciplina de Português ou Língua Estrangeira. É uma atividade inerente a todas as disciplinas, pois aquele ou aquela que não lê não constrói o seu conhecimento, ou seja, não aprende.
• Não há como entender a história sem saber ler, isso vale para as disciplinas Arte, Matemática, Geografia, Educação Física etc.
• A leitura deve ser uma rotina, nunca um castigo ou uma exceção.
• Aquele ou aquela que lê estará mais facilmente inserido na sociedade, conhecerá seus direitos mais profundamente e principalmente os seus deveres.
• A leitura poderá ser de um jornal, livro, revista, na internet, e-livro (e-book), entre tantas opções.
• O professor que proporciona a leitura em suas aulas habitualmente está ampliando as possibilidades do seu aluno na construção do seu conhecimento, mas também no desenvolvimento cognitivo.
• Construir o conhecimento não é desprezar outras formas educacionais, é na realidade abrir mais uma porta que leva a ele (o conhecimento).
• A leitura pode ser feita durante um momento de brincadeira, reflexão, lazer... Durante uma cópia da lousa o professor pode solicitar que um aluno leia o trecho que acabara de transcrever.
• Essa ação será extremamente útil para a vida escolar, mesmo durante a aula de Matemática, Geografia, por exemplo.
• A leitura leva ao conhecimento e a reflexão, consequentemente a uma análise e uma conclusão.
Voltar para o conteúdo