Leitura TV01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Leitura Midiática

Leitura Midiática

A LEITURA TELEVISIVA I


• Como já foi possível observar na página TV I a leitura da televisão não é a mesma que se faz quando se assiste a um filme no cinema ou vídeo. Muitas são as condições que diferenciam cada uma das mídias, por exemplo:
a. No cinema a tela é extremamente grande, o som é especial e adaptado para o ambiente e se trata de uma projeção.
b. No vídeo a tela poderá ser um monitor de televisão ou a projeção em uma tela por meio de um projetor multimídia, a tela poderá ser maior ou menor dependendo do monitor ou do espaço para a projeção, o áudio poderá ou não estar adaptado para o ambiente ou apenas o do monitor/projetor, as dimensões das telas nos dois casos são muito menores que a do cinema, a qualidade da imagem ainda não é igual a do cinema, o espectador tem a opção de pausar, interromper ou simplesmente desligar o aparelho, aumentar e diminuir o áudio, utilizar o recurso câmera lenta (avançando ou retrocedendo)...
c. Na televisão o espectador poderá desligar, mudar de canal, aumentar ou diminuir o áudio, fazer outra atividade durante os intervalos...

• Cada uma destas características irão interferir na leitura de maneira direta, pois interferem nos fatores que envolvem a sensibilidade e a emoção.

— Exemplo de Leitura:
• Abaixo uma pequena animação exemplo:

— Reflexão:

  • Após ter assistido à animação, sempre pensando de forma interdisciplinar faça uma análise reflexiva das possibilidades de trabalho de um projeto sendo o elemento desencadeador (gerador) a animação.

  • Escolha uma das opções na tabela antes de ir para as questões:

TECNOLOGIA  

MEIO AMBIENTE

TELEVISÃO

LAZER

EVOLUÇÃO

ÁGUA

VEGETAÇÃO

NATUREZA

TURISMO

MEIOS DE TRANSPORTE

As questões abaixo poderão auxiliar neste processo, sendo que o tema base para o projeto serão:

1. Quais os assuntos que poderiam ser gerados a partir da animação?
2. Como iniciar o projeto com um filme e no entanto independente deste (do filme)?
3. Cada disciplina ou área do conhecimento poderá extrair algum assunto/tema para desencadear o processo de construção do conhecimento através de um projeto?
4. Como o aluno poderá participar do projeto?
5. Um projeto é um trabalho de parceria e comprometimento entre professor e aluno! Então, como e de que forma poderia desencadeá-lo respeitando esta afirmação? Será que a decisão é apenas do professor ou o aluno poderá participar dela?
6. Como inter-relacionar conteúdos escolares aos apresentados pela mídia (TV)?


  • Foi disponibilizado este exemplo para que o professor tenha oportunidade de refletir sobra a possibilidade de trabalho com um projeto envolvendo a televisão a partir de uma animação bastante simples.

  • Não espere uma solução, mas sim uma oportunidade de discutir reflexivamente sobre as possibilidades de trabalho e o resultado esperado para a sua comunidade escolar.


— COMENTÁRIO:

  • Uma novela poderá ser objeto de uma aula e a partir dela gerar um trabalho crítico sobre as influências e o papel desta forma de lazer, entretenimento e que também influencia na cultura e comportamento.

  • A leitura analítica, crítica e conclusiva poderá levar o aluno a descobrir uma forma diferente de construir seu conhecimento, pois esta solução está na programação da televisão e na maneira como o aluno fará a leitura. Mas, a leitura apenas não trará resultado. É importante que seja feito um trabalho paralelo, como a produção de um vídeo pelos alunos, no entanto caso isso não seja possível há outra solução mais simples, a produção de uma fotonovela ou a gravação de áudio, como uma radionovela.

  • Outras soluções poderão ser encontradas, mas o que importa é o tema ou assunto a ser abordado. Ele terá que ser de alguma forma importante e significante para o aluno e o professor, como sempre não poderá ser o responsável pela solução, mas um integrante ativo que constrói o conhecimento em conjunto com o aluno. O professor tem a previsão do resultado final, mas não estará sabendo o final do trabalho, pois este será o resultado do processo pela busca de soluções.

  • Como já foi dito o tema ou assunto deverá partir de uma discussão entre alunos e professor (este poderá definir um tema amplo que permita ao aluno propor temas ou assuntos mais específicos) e um tema gerador. O(s) tema(s) gerador(es) poderá(ão) ser referente(s) à(s) situação(ões) da escola, do bairro, da cidade, do meio ambiente, de saneamento básico etc.

  • Os trabalhos finais não deverão ser apenas visualizados pelos alunos da sala, mas ser permitida a participação dos colegas e da comunidade quando da exibição dos mesmos. Um debate poderá ser lançado e a partir dele proporcionar a busca de soluções para a comunidade escolar.

  • Este tipo de trabalho não poderá sofrer censura quanto à forma de pensar, mas deverá haver interferência do professor quando ele se torne ofensivo, conduza à calúnia, preconceito (quanto à cor da pele, religião, classe social, local de moradia, saúde física ou mental etc.), difamação, que denigra a imagem de alguém, palavrões, entre outras tantas situações desagradáveis e anti-sociais.

Voltar para o conteúdo