Leitura Texto01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Grupo de Leitura

GRUPO DE LEITURA

Leitura & Texto, I

  • Você está lembrado quando vai ao oftalmologista e faz teste de visão olhando para um cartaz contendo geralmente o alfabeto? É nele que o Portal ArteEducar se baseou para lançar essa proposta de leitura mais ampla e que é um interessante trabalho de leitura em um Grupo de Leitura.

  • O que propomos? O uso de sílabas isoladas disponibilizadas aleatoriamente em um cartaz, no computador, na lousa, dentro ou fora da sala de aula, quando será feita a leitura naturalmente, cadenciada ou ritmada.

  • Num segundo momento são inseridas entre as sílabas pequenas palavras e dessa maneira ocorrerá o aperfeiçoamento da leitura.


• Observação: O aluno não aprende a ler, pois já nasce fazendo isso. A leitura não é apenas da escrita, é muito mais ampla.
A leitura, como defendemos, ocorre pela visão, olfato, paladar, tato e audição. Não apenas aquela que decodifica a escrita, um código gráfico (desenho abstrato) convencionado.
A leitura se dá na descoberta do meio, dos relevos, desníveis, daquilo que coloca em risco a vida, no momento de afeto, carinho, atenção, proteção... entre tantas possibilidades.

Na leitura midiática não ocorre apenas a leitura de tecnologias modernas, mas sim de toda tecnologia desenvolvida pelo ser humano desde a Pré-História.
A escrita ocorre pelo desenvolvimento de uma tecnologia como o carvão vegetal, o lápis grafite, giz de lousa, a caneta, mas também pelos cartazes, televisão, placas (orientação, indicação, segurança, as de trânsito, por exemplo), portanto a leitura midiática também passa pela leitura da escrita
.

  • Uma proposta interessante por inserir a leitura de imagens (estáticas ou animadas) e objetos. Um trabalho que favorecerá a construção do conhecimento e da comunicação. Também favorece a interação e a integração entre os diversos meios de comunicação.


Voltar para o conteúdo