Leit ImgEscrt01a - ArteEducarJun20

Seguindo em frente a 17 anos!
Ir para o conteúdo

Leit ImgEscrt01a

Leitura Midiática
Leitura Imagens e Escrita
Por: Vivaldo Armelin Júnior – Abr./20
• Esta atividade é extremamente simples e pode ser trabalhada ou desenvolvida por qualquer área do Conhecimento ou disciplina, o ideal é que ocorra a inter-relação de conteúdos e a interdisciplinaridade.
• A partir de uma fotografia qualquer, mas relacionada ao tema ou conteúdo desenvolvido, solicitar em primeiro lugar uma leitura do conteúdo explícito (o que se está vendo), em seguida, abrir uma discussão geral sobre esta leitura, com intervenção por parte do professor ou professora só quando houver impasse.
• No segundo momento, realizar a leitura do que está implícito (oculto). Novamente contar com a participação, por meio de debate, desenvolvendo uma análise mais profunda e comparativa. Essa participação ocorrerá a partir da problematização feita pelo professor ou professora. Por essa razão, é importante que a ou as imagens sejam escolhidas com antecedência nesse primeiro momento. Em outros as imagens poderão ser escolhidas até pelos alunos ou alunas e desenvolvido visando a ampliação das formas de leitura.
• Nesses dois momentos é importante o registro, seja ele, escrito, em áudio ou vídeo, para que seja possível uma avaliação posterior, ou seja, na conclusão do trabalho por meio de debate, seminário, apresentação, palestra etc.
• Nas imagens encontramos duas situações bem diferentes, a primeira imagem fotográfica foi capturada em Salto, interior do estado de São Paulo, próximo à cidade de Itu – SP, onde é visualizado uma barragem e muita espuma (poluição) sobre a água. Na segunda fotografia, capturada em Campos do Jordão, SP, a situação é bem diferente, a água que cai é limpa, sem poluição. É apenas um exemplo, pois o ideal é fazer uma excursão pedagógica quando os alunos produzirão suas próprias imagens fotográficas. O importante é que elas proporcionem leitura diferenciada e que entrem em choque, produzam contradições, por exemplo.
• Vejam as duas imagens, repetindo, no primeiro momento, fazer uma leitura do que está explícito e no segundo do que está implícito. O implícito é aquilo que não se vê, ou seja, as consequências da poluição, o desrespeito com a natureza e a vida, o desperdício, a morte de seres vivos, as doenças etc.
• Espero que esta sugestão ou ideia seja bem aproveitada e possa levar ao desenvolvimento cognitivo. Bom trabalho e experiência!
Leitura de Imagens e Escrita 01
Por: Vivaldo Armelin Júnior
• A leitura não é apenas da escrita, mas também de imagens, como fotografia, pintura, desenho, ou ainda, de uma escultura, gravura, entre outras tantas possibilidades.
• Nesta oportunidade sugerimos um trabalho integrado entre a Informática Educativa e o processo de desenvolvimento oral e escrito, podendo ser trabalhado desde a alfabetização até nos cursos universitários.
 • A proposta é bem simples, mas deve ser bem elaborada, portanto, parte de um projeto.
• A primeira fase é na Sala de Informática Educativa, quando, o aluno, em dupla ou no máximo em três usando imagens (fotográficas, desenhos, pinturas, gravuras etc.) recriam uma cena por meio de colagem ou o uso de layers (camadas). Sugerimos salvar as imagens no formato "PNG" e não "Gif", ambos permitem transparência, mas a qualidade final do segundo é muito ruim, por ser formada por apenas 256 cores.
• Selecionar pelo menos três imagens e no máximo cinco. Aquelas que deverão ter área transparente deverão tê-las apagadas, para essa ação recomendamos o software grátis Paint.Net, que também será utilizado para as montagens.
— Etapa 02 —
• Quando todos os trabalhos estiverem concluídos, trocar de lugar para que cada grupo faça a leitura do trabalho de outro grupo, mas não deixar que visualizem a imagem original. Primeiro cada aluno escreve em seu caderno descrevendo o que viu, poderá também ser uma análise, comentário etc.
• Esta etapa passa a ser um trabalho individual.
— Etapa 01 —
• Apagar no Pàint.Net as áreas que deverão ser transparentes, em cada imagem. Aquela destinada ao fundo poderá não conter áreas transparentes.
• Copias cada imagem e colá-la em camada sobre o fundo, para isso usar a opção "Colar em camada...". Ajustar seu tamanho e salvar. Repetir o processo para as novas colagens, com ou sem sobreposição. O trabalho final poderá ser abstrato ou figurativo. Salvar o trabalho final em "salvar como...", mas não se esqueça de renomeá-lo.
— Etapa 03 —
• Nessa última etapa, cada aluno fará a leitura do que escreveu e um comentário sobre o trabalho de um outro colega. Exercita-se pelo menos duas formas de leitura visual, a da imagem e a da escrita.
• Por fim, após todos participarem, faz-se a apresentação das imagens originais.
Sugestão: imprimir as imagens em papel e em ou outro momento e até local se faz as leituras.
Voltar para o conteúdo