Jogos00 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Jogos

JOGOS

  • O que são?

  • Os jogos segundo os dicionários são definidos como:


Brinquedo, passatempo, divertimento, jogo de azar etc. Os jogos possuem regras que devem ser observadas e seguidas quando se joga”.

  • Porém, quando o usamos no trabalho de formação do aluno ganha outra dimensão, sem, no entanto, perder as definidas anteriormente.


  • São destinados apenas para o lazer ou tem alguma opção formativa?

Não, os jogos abrem grandes possibilidades formativas e que em muitos casos, auxiliam no entendimento de um determinado conteúdo sem obrigar o professor a um trabalho excessivamente expositivo e muitas vezes complexo.

  • Posso trabalhar com jogos em qualquer Área do Conhecimento ou Disciplina?

Com toda certeza! Qualquer uma das Áreas do Conhecimento ou mesmo Disciplinas tem grandes oportunidades de trabalho prático, teórico e de pesquisa durante a confecção ou criação de um jogo.

  • Então para que servem os jogos na formação do aluno?

É importante destacar que eles não são apenas um recurso didático ou ferramenta, mas conteúdos que ao serem utilizados (jogar), criados e produzidos, conduzem à necessidade do saber, pois o aluno estará pensando na função, na forma, movimento, importância  de cada peça ou carta ou tabuleiro (quando existir), conseguido de forma dinâmica, integrada a construção do conhecimento. Os jogos permitem um trabalho mais próximo do relacional entre aluno-aluno, aluno-professor etc.

  • Criar e construir peças ou cartas para jogos não é conteúdo apenas da Arte Educação e as Regras de Português?

Não! Criar um jogo atende às necessidades de qualquer uma das Áreas do Conhecimento ou Disciplina, não importa se nas Humanas, Ciências ou Comunicação.
O jogo é um conteúdo dotado de regras e que pressupõe uma relação com as ciências, com a história, a comunicação, as artes, as línguas, cada uma das disciplinas escolares, ou ainda, do Ensino Médio Regular ou Profissionalizante.
Não podemos nos esquecer que o jogo também deve fazer parte do trabalho da Educação Infantil, seja em Creches, Jardim ou Pré-escola.

  • Então como trabalhar com jogos em outras Áreas do Conhecimento ou outras Disciplinas?

Primeiro: é importante que se tenha um projeto e que este tenha um ótimo planejamento. O trabalho deve ser precedido de muita pesquisa, seja em relação às regras (já existentes ou criadas pelo aluno), à sua história, o momento histórico que surgiu, o material usado para produzi-lo, entre outras possibilidades.
A inter-relação de conteúdos e a interdisciplinaridade são componentes que não podem ser desprezados.

  • Este trabalho é obrigatoriamente Interdisciplinar? Então como posso trabalhar apenas na minha disciplina?

Nada impede que o professor desenvolva individualmente o trabalho, basta que ele tenha um projeto e saiba inter-relacionar os conteúdos.

  • Inter-relacionar Conteúdos não é muito complicado?

Não. Exige a princípio algumas pesquisas por parte do professor, talvez leitura e entender o conhecimento humano como um todo e não como um fragmento, como ocorre geralmente nas salas de aula.

  • É preciso ou obrigatório seguir as regras Oficiais? É possível criá-las em conjunto com o aluno?

Não. As regras oficiais poderão ser utilizadas, mas em alguns casos, dependendo é claro do projeto, poderá ocorrer a reescrita desta ou até mesmo a criação de um jogo inédito com regras próprias.

Voltar para o conteúdo