Intuitividade01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Info Educativa > Definições L.Mid

Informática Educativa
Definições

  • Hoje em dia os Sistemas Operacionais e os aplicativos, sejam do Windows, Mac ou do Linux, tem como meta facilitar o seu uso e por isso, são altamente intuitivos, ou seja, eles favorecem a aplicabilidade e usabilidade.

  • A intuitividade está presente nas formas gráficas, nos ícones, nos menus e ou nos áudios. Esta intuitividade pode ser natural ou parte de um processo de construção do conhecimento e, é nesta situação que conceituamos as TIIC voltadas à Informática Educativa.

  • A intuitividade na educação não é um processo totalmente espontâneo por ser parte da solução para uma situação de problematização.

  • É a partir deste contexto que acontece a elaboração do projeto pedagógico a ser desenvolvido em conjunto com os alunos.

  • Num projeto, quando da construção do conhecimento se faz necessária à busca por soluções facilitadoras e que sejam também intuitivas. Porém, não pense que produzir um trabalho intuitivo conduza à simplicidade, falta de qualidade ou com pouco conteúdo e informação. Na verdade um trabalho integrado e intuitivo poderá ser completo e complexo, contendo uma grande quantidade de informação e possibilidades de interação.

  • Para produzirmos um trabalho que seja intuitivo, quando se trabalha com multimídia, conduz a uma pesquisa e muita criatividade. Um ícone, por exemplo, para ser intuitivo precisa ser muito bem pensado e a sua forma ser de fácil associação com a sua função, por outro lado num menu os nomes das ferramentas ou recursos devem da mesma maneira ser claro e definindo bem para que serve.

  • Como todo trabalho com Informática é preciso ter um trabalho, dentro e fora da sala de aula, bastante intenso, com a participação do professor e até da comunidade.

Voltar para o conteúdo