Interatividade01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Info Educativa > Definições L.Mid

Informática Educativa
Definições

  • O computador por ser multimídia nos possibilita o trabalho simultâneo com várias mídias, porém isso também é possível no cinema, televisão, teatro, entre outras mídias e expressões humanas. Mas, então qual é a diferença entre o computador e as demais mídias?

  • A diferença está presente nas possibilidades de interação.

  • No computador o usuário poderá modificar, criar, recriar e completar, tudo de acordo com as suas necessidades.

  • Além do mais há a possibilidade de comunicação em tempo real via texto, áudio, audiovisual etc. A interação também ocorre durante a comunicação, pois é possível, além da troca de informação, a realização de ações práticas como modificar, integrar, colaborar, criar conjuntamente em tempo real etc.


  • Já com as outras mídias ou formas de expressão humana a interação é geralmente indireta e quando é direta ela já está pronta, não permitindo modificações radicais, por exemplo:


  • I. Na pintura a interação é muito mais emocional do que física (relação empatia-apatia), pois o artista é quem criou e a obra está de acordo com a sua visão.


  • A única interação possível seria se o artista permitisse que cada observador pudesse fazer ou modificar a obra de acordo com sua visão, neste caso após uma determinada quantidade de pessoas a obra original estaria completamente desfigurada e perdida. Não é interação fazer modificação em uma cópia, este ato é denominado de releitura.


  • II. Quando visualizamos uma fotografia (admirando ou não, relação empatia-apatia), como na pintura, a interação é emocional, a visão é do fotógrafo, não importa se esta fotografia faça parte de uma exposição ou seja usada por outras mídias, como jornais, revistas, televisão, cartazes, pôsteres, a visão é a do artista, pois ele selecionou e congelou um momento, um campo visual e um fato ou acontecimento.


  • III. A televisão fala muito em interação, mas como no rádio as verdadeiras interações que realmente acontecem são: a de ligar e desligar; a de mudar de emissora; a de aumentar o som; ajustar a cor, brilho, contraste, "zoom", PIP etc.


  • a. Quando o público participa de uma pesquisa, na realidade não está interagindo diretamente na programação, uma vez que alguém irá analisar e fazer modificações de acordo com a sua visão, mesmo que baseada na pesquisa. Este ato pode ser considerado até mesmo uma interação indireta.


  • b. Outras ações chamadas de interação estão presentes nos programas geralmente de rádio ou de videoclipe, onde o expectador, ao vivo solicita uma música ou um videoclipe, esta interação é mais completa, mas ainda é baseada em algo pronto e que não será modificado.


  • c. O mesmo podemos dizer das dramatizações onde o público decide o rumo que ela deverá seguir e até seu final entre duas ou mais opções. Estas opções já estão prontas e são produzidas de acordo com a visão do autor, do diretor, do roteirista, do cenógrafo etc.



Digitar uma palavra.

Digitar um pequeno texto.

Selecione uma ou mais opções.

Escolha uma das opções.

Laranja

Maçã

Mamão

Pera

Sim Não

Selecionar uma das opções.

Clicar!
Não há link, apenas exemplo.

d. A escultura em alguns casos permite uma interação quando possuir partes móveis e possam ser modificadas, ou melhor, poderão ser mudadas de posição ou lugar pelo público, mas a forma inicial ainda atende à visão do artista.


  • Por sua vez, o computador permite que o usuário realmente tenha a oportunidade de interagir, seja na produção de um texto, de uma imagem (desenho, ilustração ou fotografia), de um áudio, ou ainda, ao modificar as mesmas formas de expressão anteriormente citadas neste parágrafo.

  • Uma imagem vetorial permite que eu interaja com a forma, cor, textura, volume, profundidade, tamanho etc. Por sua vez, uma imagem BMP impõe algumas limitações quanto a redução ou ampliação, mas assim mesmo o usuário estará interagindo quando corrige, modifica as cores, textura, forma, volume, profundidade etc.

  • A interatividade na tecnologia multimídia é mais completa, por um único motivo, é possível ao usuário interagir com as várias mídias ao mesmo tempo, como é o caso de uma imagem, seja ela animada ou estática, quando é associada a um som, por exemplo, ou a um clique sobre uma imagem, botão, link, área sensível etc.

  • Um último exemplo: este texto estando na Internet poderá ser copiado e modificado de acordo com a(s) necessidade(s) do usuário, associado a imagens, sons, áreas sensíveis... Possibilidade bastante ampla nesta rede, mas lembre-se de respeitar os direitos autorais.

Voltar para o conteúdo