Informações01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Info Educativa

• O que é a Informática Educativa (IE)?
Quando falamos em Informática Educativa devemos pensar na Informática como parte do processo de formação e construção do conhecimento.
A palavra informática é definida como: "É o tratamento da informação eletronicamente pela máquina Computador, por meio do processamento de dados".
Por extensão, Informática Educativa é o tratamento da informação eletronicamente com fins pedagógicos, a busca do conhecimento e saberes.
Nessa situação é importante que haja a interação entre ser humano e máquina, o computador.

• Como a IE é trabalhada em sala de aula?
O computador na sala de aula não pode ser usado como em um curso profissionalizante de informática, as situações são bem diferentes, enquanto a escola tem como função garantir a construção do conhecimento ou dos saberes, os cursos de informática objetivam apenas a formação técnica.
O acesso aos softwares (programas) e a internet é a melhor maneira de buscar o conhecimento.
Do editor de texto, passando pelo de desenho, enciclopédias, dicionários, de programação - HTML, por exemplo, proporcionam uma integração e interação entre o aluno e a informação originária da máquina.
O trabalho na internet não se resume à pesquisa e navegação. A rede tem muito mais que isso! O aluno poderá fazer experiências, jogar, ler E-livros, criar página ou site, trabalhar com imagens, fotografias, vídeos etc.

• O que é Multimídia?
A multimídia é a integração entre várias mídias que fazem parte do computador. Essa máquina permite interagir simultaneamente com várias mídias digitais ou analógicas.
Também vale salientar que é uma Tecnologia da Informação, Interação e da Comunicação (TIIC).

• Sendo o computador um equipamento multimídia e um meio de comunicação que tem uma linguagem própria, então é possível concluir que não é um mero recurso ou complemento ou auxiliar durante uma aula?
Por ser uma linguagem tem as suas necessidades e características próprias e individuais. Toda linguagem interage com o ser humano, por essa razão não é um recurso.
Os computador proporciona a interação comunicacional presencial e virtual entre seres humanos, ou ainda, entre o homem e a máquina.
Considerar a Multimídia como um recurso ou um auxiliar, ou ainda, como um complemento aos conteúdos trabalhados é desprezar todas as possibilidades desta linguagem.

• O computador é também uma Tecnologia da Informação, Interação e Comunicação (TIIC)?
Sim! O computador faz parte das Tecnologias da Informação, Interação e da Comunicação.
Outras mídias como a televisão e o cinema integram diversas mídias para criar uma linguagem própria e mais completa. A diferença é que o computador integra linguagens mais amplas e que possibilitam a interação, interferência e até a modificação. Estão presentes no computador todos os meios de comunicação, como o  rádio, a lousa, o caderno, cinema, televisão, vídeo, fotografia, livro (e-livro), revista (e-revista), pintura, desenho, teatro, jornal, histórias em quadrinhos, fanzine, telefone, vídeo comunicação, e-mail, chat (texto, áudio e audiovisual) etc. A grande diferença é que essa tecnologia permite a interação e é intuitiva.

• O que são as TIIC?
A denominação TIIC identifica as mídias que proporcionam a informação, a interação e a comunicação.
1. Entende-se por informação todos os dados não digitais que estabelecem uma comunicação direta, não codificada, entre a máquina e o homem e vice-versa.
2. Também é informação a comunicação que ocorre entre os componentes e periféricos da máquina, neste caso ocorre por meio dos códigos binários.
A comunicação se dá pelo texto, áudio, vídeo, audiovisual, tato etc.

1. Drives de CD Rom ou CD R/RW ou DVD Rom ou DVD ± R/RW, ou ainda, Blu-Ray - Capacidade CD Rom 700 Mb - DVD 5 Gb - Blu-Ray Disc 25 Gb.
2. Drive de Disquete - Capacidade 1.44 Mb.
3. Botão Liga/Desliga (Power).
4. Botão Reiniciar (Boot ou Reset).
5. No interior do Gabinete estão: Placa Mãe, Processador e ventoinha, Memória Ram, Disco Rígido (HD), Placa de Som, Placa de Vídeo, Placa de Fax Modem, Placa de Rede, Transformador e a Bios.

  • MONITORES:

  • Existem hoje em dia quatro tipos de Monitores, são eles:

  • Os analógicos (com tubo de imagem).

  • Os de Cristal Líquido (LCD).

  • Os de Plasma, pouco utilizados nos computadores em razão do preço.

  • LED é o mais barato e mais utilizado.

  • MOUSE (rato):

  • O Mouse proporciona a comunicação, ao clicar do usuário, com o computador interagindo com botões, menus, links etc. Também é usado como ferramenta de seleção, desenho, pintura etc.

  • TECLADO:

  • O teclado é um componente periférico de interação com o computador. Com ele podemos interagir, gerar comandos ou deslocar o cursos pela tela.

  • São vários os modelos, como os sem fio, de borracha flexível e impermeável etc.

Entendendo a Leitura Midiática! 01
Texto de: Vivaldo Armelin Júnior.


  • Este site do Portal ArteEducar é destinado à apresentação de informações sobre as mídias ou meios de comunicação, como: dicas, sugestões, orientações e indicações sobre cada uma das mídias audiovisuais, visuais, auditivas, multimídias e táteis. Os temas e assuntos abrangidos serão seguidos de relatos, cursos, comentários, dicas e sugestões, tudo grátis etc.

  • Foi incluído o item Coleção que reporta às maneiras de arquivar e preservar os trabalhos obtidos.

  • Todos os trabalhos e propostas foram em algum momento desenvolvidos com alunos ou testados pelo autor do portal, mas não é garantia que o resultado seja o mesmo e 100% satisfatório. Tudo vai depender das condições e motivações durante o processo.

  • São muitas as alternativas no que se refere ao material, o processo de desenvolvimento ou modo de fazer, da criatividade, solução etc.

  • Estas propostas se destinam a todos professores, não importa a Área do Conhecimento ou a Disciplina que ministra. Os alunos de cursos de formação para o magistério, pedagogia ou as demais disciplinas também tem neste portal um referencial para a sua pesquisa.

  • Todas as propostas são de propriedade do Portal ArteEducar, portanto não poderão ser usados comercialmente, reproduzidos (por qualquer meio manual, mecânico, eletrônico ou digital) sem prévia autorização do ator.

  • Seja criativo e não copie as sugestões, mas permita que o aluno, em conjunto com você professor, produza seu próprio trabalho.

  • Num segundo momento colocaremos também sugestões sobre os lançamentos e as suas possibilidades, como os melhores equipamentos, qualidade da assistência técnica, programas (qualidade, custo/benefício, dificuldade, busca por softwares free/grátis, etc.) entre outras possibilidades.

  • Seu aluno terá uma nova oportunidade de aprender e construir seus conhecimentos.

  • Veja algumas possibilidade em Jogos Pedagógicos, que poderão ser desenvolvidos pelos alunos em HTML, Flash etc.

Reescrito 2008
Por: Vivaldo Armelin Júnior - 2006
  • Com o avanço da tecnologia nos diversos campos do conhecimento humano vêm proporcionando uma grande integração entre as diferentes comunidades e até mesmo povos desse nosso mundinho.

  • A tecnologia, principalmente aquela que envolve a informação, interação e a comunicação, deixou nosso planeta bem pequeno e bastante acessível a qualquer pessoa. No entanto ela criou um “problema”, a quantidade de informação e conhecimento nela contida e a rapidez com que chegam ao usuário o obriga ter bem desenvolvido a capacidade de observação, análise, conclusão, interpretação, entendimento e crítica. Na sala de aula essa informação ainda não chega ao aluno e em muitos casos o professor ainda é o responsável por transmiti-las, um erro, pois o aluno deve em nossos dias ser preparado para transformá-las em conhecimento por meio da discussão e análise, tendo condições de utilizá-las nas suas necessidades diárias.

  • As mídias auditivas e audiovisuais, como o rádio, televisão, cinema, e vídeo, produzem e transmitem grande quantidade de informação. O mais interessante é que essas mídias fazem uso de uma outra tecnologia, a dos computadores. Essas máquinas são tecnologias da informação, interação e de comunicação (TIIC) em tempo real, sem fronteiras, limitações quanto a língua, cultura e grau de conhecimento. Nessa rede de comunicação formada pela interligação entre computadores, a Internet, trouxe grandes benefícios para a sociedade e que aos poucos estão chegando à sala de aula.

  • As TIIC proporcionam não apenas a comunicação, como é o caso do telefone, mas também a integração, interação, operação e aplicação.

  • Nos nossos dias o aluno não deve mais ser informado, mas sim formado para transformar a informação em conhecimento, para isso é preciso que ele tenha a oportunidade de desenvolver as suas capacidades e habilidades, bem como as percepções. São etapas que levarão ao desenvolvimento cognitivo.

Periféricos 02
Vivaldo Armelin Júnior - Jan./18
 
• São muitos os periféricos, mais alguns deles:
 
Gravador externo CD/DVD/Blu-ray
• São gravadores de mídias (discos) graváveis ou regraváveis domésticos ou até para escritórios, ou ainda, grandes empresas. É ideal para quem precisa fazer backup de arquivos, imagens (foto, vídeo) e documentos. Essa mídia geralmente dura em torno de cinco anos, por essa razão é importante de tempos em tempos regravar os arquivos.

Mesa digitalizadora (Tablet)
• a mesa é uma placa sensível à uma caneta e que substitui o mouse (rato) quando é necessário fazer desenhos, desenvolvimento de plantas e projetos, animações, entre tantas outras opções. É mais sensível do que o mouse, permite variar a pressão, a largura dos traços e até faz as funções de um pincel (chato, roliço...) etc.
 
Webcam
• Câmera fotográfica ou de vídeo que conectada a um PC, Notebook, Ultrabook. Netbook, Tablet, entre outros, pela porta USB. É necessário ter um software de captura das imagens, geralmente acompanha o equipamento, mas precisa ser atualizado periodicamente. Usa-se para transmissões online ao vivo ou sob demanda. Mas também para a produção de debates, palestras, estudos, entre outras produções, e que poderá ser ao vivo ou sob demanda (ondemande), este último o vídeo é arquivado em um site online e pode ser acessado pelos internautas do mundo inteiro. Todas as Webcans têm embutido um microfone, poucos modelos permitem microfone externo, geralmente P2 (modelo do pino) de ligação, com cabo.
Voltar para o conteúdo