Informações01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Grupo de Leitura

A POROPOSTA

Estas páginas do Portal ArteEducar tem como meta abrir as possibilidades da leitura, nas suas diversas formas, integradas a atividades práticas, agora, de maneira mais dinâmica. Serão apresentadas diversas propostas que envolvam a leitura.
Estas páginas foram criadas buscando uma visão mais ampla da leitura, pois ela não é uma atividade da disciplina "Língua" ou da "Sala de Leitura", mas de todas as área e disciplinas escolares, seja no primeiro ano do ensino fundamental e até mesmo do universitário.
De início apresentaremos, em textos, a nossa proposta para a realização deste projeto e o porquê mudamos para o título "Grupo de Leitura".

O GRUPO

O posicionamento do grupo poderá ser um triângulo, círculo, quadrado ou qualquer outra forma. Essa nova proposta é bastante interessante, pois pode ter várias formas diferentes que se adaptem ao meio ou local escolhido para a leitura e, por esta razão, a reunião do grupo de leitura pode ser adequada ao espaço disponível para as atividades.

AS VÁRIAS FORMAS DE LEITURA

Quando pronunciamos a palavra leitura de imediato nos vem a cabeça a ideia da leitura da escrita. Esta associação vem das metodologias mais antigas e tradicionais. Não podemos desprezar as definições mais antigas, pois, graças a elas é que chegamos a outras definições.
Na nossa proposta a leitura nunca será apenas a da escrita, mas das diversas mídias, ou seja, dos diversos meios de comunicação.
A tecnologia que domina a nossa era é e deve ser parte deste processo de construção do conhecimento, portanto a leitura de um texto escrito (no caderno, lousa, livro, apostila etc.), deve ser integrada com a leitura de uma imagem (desenho, pintura, fotografia, vídeo, filme, outdoor, cartaz, CD de áudio, MP3, música etc.).
Mas nós não lemos somente imagens e sons, também lemos por meio do paladar, quando podemos ler o sabor de alimentos ou pelo tato, fazer uma infinidade de leitura, inclusive a leitura braile. Por fim, a leitura olfativa, que nos permite a leitura dos cheiros e odores.
Em todos os casos a leitura é a base para novas pesquisas, a obtenção de novos conhecimentos e a criação.

O ESPAÇO

O Grupode Leitura é apoiado na ideia de ocupação do espaço explorando suas possibilidades.
O espaço é o ambiente, natural ou não, que pode sofrer interferências por parte do coordenador do grupo e ou dos integrantes do curso.
Um Grupo de Leitura deve ser iniciado a partir de um tema. Esse tema deverá atender às necessidades do grupo e promover novas experiências.

OCUPAÇÂO DO ESPAÇO

A organização do espaço poderá ser um quadrado, uma circunferência, uma elipse, um retângulo ou um triângulo.
Muitos professores e professoras nos enviaram e-mail solicitando esclarecimento sobre a diferença de posicionamento dos leitores ou alunos. O interessante é aproveitar o momento da leitura para que sejam integradas outras formas de leitura, a do espaço é uma delas, portanto organizar um Grupo de Leitura é formado aproveitando as oportunidades dp ambiente ou espaço. Organizando o grupo em formas geométricas trás a oportunidade de estudo sobre o Desenho Geométrico ou Geometria.
Nos momentos de leitura o importante é inovar e ampliar as possibilidades de leitura, não apenas da leitura escrita, mas também das demais formas de leitura.

Voltar para o conteúdo