Informações00 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Educação

EDUCAÇÃO

  • Agora temos novidades  no portal ArteEducar, a inclusão dos sites Educação Especial, EJA e Ensino Religioso. Essa medida favorece a pesquisa por estarem no mesmo espaço temas relacionados. Condição que também favorece a interação com outros temas inerentes.Este site do Portal ArteEducar se propõe a apresentar informações que possam levar à discussão sobre propostas e o desenvolvimento de projetos educacionais. A nossa pretensão é exatamente esta, pois não temos como objetivo apresentar soluções ou propostas prontas que irão conduzir ao nada, por não estarem adequadas às realidades e necessidades da Unidade Escolar e de sua comunidade.

  • Os textos são apenas uma referência para pesquisas futuras por parte do professor e da equipe pedagógica da Escola e, principalmente, para o desenvolvimento de propostas e teorias locais, como já foi destacado.

  • Nestes textos, por exemplo, apresentamos informações sobre as discussões que abordam a prática da interdisciplinaridade, porém entendemos que é preciso uma discussão anterior sobre a importância da Inter-relação de Conteúdos, do contrário não será nada fácil entender e colocar em prática atividades envolvendo a Interdisciplinaridades.

EDUCAÇÃO

EDUCADORES E TEÓRICOS

• AEm Educação disponibilizamos textos que favorecem a discussão e reflexão. São os mais diversos temas e assuntos, todos tratados com seriedade e comprometidos com o aprimoramento dos professores. Por exemplo:

1. A Inter-relação de conteúdos:- O que é a Inter-relação de conteúdos? Ela difere em que da Interdisciplinaridade? Ou será que é uma primeira etapa da interdisciplinaridade?
2. Interdisciplinaridade:- Por que será que a Interdisciplinaridade é muito discutida? No nosso mundo, no dia-a-dia as coisas acontecem fragmentadas como na sala de aula? Nos nossos serviços separamos cada uma de nossas ocupações?
3. Problemas Sociais:- Por que será que os governos estão jogando para a escola os problemas sociais? A escola tem essa função? Ou será que é pura demagogia e uma opção para fugir ou mascarar a responsabilidade dos governantes?
4. Educação a Distância:- oportuniza um ensino diferenciado e dinâmico com a Internet, cursos em CD ROM, em rádio, Televisão etc. Não se trata de substituir a aula e o conteúdo, mas sim complementá-lo.

  • Disponibilizaremos diversos textos que favorecerão uma discussão teórica sobre a educação e que poderão nos conduzir a um trabalho mais comprometido com a construção do conhecimento.

  • São textos sobre pessoas que de alguma forma tiveram ou tem importância para a educação.

  • Nossos textos terão uma breve biografia e uma análise de seu trabalho, teorias e propostas.

  • Nossa primeira publicação é o texto que aborda questões discutidas e aplicadas por Paulo Freire, "Paulo Freire: o Educador e o Pensador!", da "Coleção Arte Educar".

  • A contribuição destes autores, pesquisadores, professores e psicólogos são de grande importância para quem está comprometido com a educação, não nos referimos apenas ao que é apresentado por estas pessoas, mas as possibilidades que elas nos trazem. Nesse caso, a discussão, reflexão e mudança de postura, nos conduzirão à mudança de paradigma.

  • O professor precisa entender que as novas propostas, teorias e metodologias não desqualificam conhecimentos e métodos anteriores. É preciso entender que esses tinham e cumpriam sua função.

IMPRESSOS

PROJETOS

  • Serão disponibilizados textos que favorecerão o uso racional de impressos, sejam eles produzidos pelos próprios professores ou comercialmente, como livros, jornais, revistas etc. Por essa razão discutiremos o uso dos mimeógrafos a tinta, álcool, da fotocópia, da impressão em computador, entre outras mídias visuais impressas. Não podemos nos esquecer do Braile.

  • O Mimeógrafo a álcool é um aparelho que produz material de qualidade, mas não é durável, por essa razão, nessa proposta apresentamos algumas possibilidades de uso desta média, muito comum nas escolas, mas na maioria das vezes sendo inadequadamente ou subutilizada, como é o caso dos belos desenhos colados, pois na maioria das vezes nem o professor consegue produzi-los e dados para o aluno simplesmente pintar. Mesmo os textos impressos não são bem aproveitados.

  • A escola em nossos dias não pode mais ficar centrada no uso da lousa, giz e apagador, em livros didáticos, textos mimeografados copiados de  publicações muitas vezes desatualizadas. É preciso acompanhar o tempo, então partir para trabalhos e atividades que ampliam as possibilidades de construção do conhecimento.

  • Um projeto apresentado é o da Sala Ambiente. A sala de aula tradicional não permite um trabalho mais dinâmico em um tempo onde a tecnologia está tomando conta do dia-a-dia das pessoas. Estamos neste primeiro texto comentando as suas vantagens e necessidades.

  • Com o avanço da tecnologia e da comunicação as informações chegam em tempo real, por esse motivo o professor não tem mais o papel de informar, mas trazer a discussão para a sala de aula.

Voltar para o conteúdo