Gipspgrafia01A - ArteEducarJun15

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Gipsografia - I
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  1. Um kg de gesso em pó - produz de cinco a oito moldes.
  2. Pote vazio e lavado de margarina de 500 g - de plástico - para a forma.
  3. Água limpa.
  4. Colher grande de metal.
  5. Bacia plástica para preparar o gesso.
  6. Pregos para modelar - 01 de cinco cm; 01 de 8 cm e 01 de 10 cm.
  7. Papel para as cópias, poderá ser papel jornal ou sulfite.
  8. Tinta própria para impressão ou tinta a óleo.
  9. Solvente para a tinta.
  10. Tecido para limpeza.
  11. Rolo para entintar.
  1. Esta proposta é excelente para trabalhar a coordenação motora e a percepção visual por ser linear.
  2. Após a produção da base ou suporte é preciso alisá-lo, para isso você poderá usar lixa média para madeira ou atritar a pedra sobre uma superfície áspera.
  3. É preciso tomar cuidado com o uso do prego, por esta razão é preciso orientar o aluno para fazer o corte na direção contrária a do corpo.
  4. É um trabalho que obtém resultados motivadores na educação de adultos.
  5. É uma técnica que proporciona um trabalho de alfabetização e não apenas artístico.
  6. A reação química do gesso com a água é uma excelente oportunidade para ser explorada nas aulas de Ciências.
  7. Permite com certa qualidade até 1.000 cópias por matriz.
  8. Como toda matriz para impressão deverá ser produzida espelhada, seja desenho ou escrita, para que no momento da impressão a cópia saia correta.
  9. Como o gesso necessita de uma secagem mínima de meia hora para ser desenformado é interessante que todos alunos participem da confecção de todas as formas.
  10. É aconselhável que cada aluno produza pelo menos uma matriz e o trabalho final poderá ser um quadro ou um livro.
  11. É interessante produzir uma cópia para cada aluno e outras para distribuição.
  12. Como toda gravura o número da e de cópias deverá ser feito a lápis abaixo da área impressa.     
  13. Considerar o trabalho final após da quinta prova.
  14. Para cada cópia é necessário nova aplicação de tinta para que seja garantida a qualidade e a igualdade das cópias.
 
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. Proporcionar uma pesquisa sobre os materiais utilizados, por exemplo: Onde é encontrado? Como é fabricado? Onde ele pode ser utilizado? Como ele é mais utilizado? Possibilita reciclagem? Traz algum dano à natureza? Este material é utilizado para produzir matriz para impressão?
A partir desta pesquisa proporcionar debates e discussões antes do início do trabalho.
Produção (Durante)
2. Nesta etapa, o professor deverá estar atento às dificuldades e aos problemas encontrados pelos alunos e, não apenas responder ou dar a solução, mas incentivar a pesquisa.
Deve-se ter muito cuidado ao cortar o gesso, pois pequenos erros são toleráveis, mas em se tratando de grandes erros a peça poderá ser perdida.
Pós-Produção (Depois)
3. Proporcionar após a impressão discussão, exposição dos materiais criados, participação em debates, seminários, sobre os resultados obtidos e a sua utilidade, se possível abertos à comunidade escolar ou entre escolas.
Alega-se falta de verba, mas a realização de congressos interescolares trariam grandes possibilidades para a construção do conhecimento.
Pelo menos uma discussão sobre o projeto, bastante crítica, deve ser feita e quando outras novas soluções surgirem deverão ser abertas a novas discussões.
PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
1. Deixar as formas (embalagem margarina) alinhadas, de cinco a oito em uma superfície plana (horizontal) e firme. A quantidade de peças dependerá da quantidade de gesso colocado na forma. A altura ideal é a de no mínimo dois cm.
2. Colocar o gesso em pó na bacia e adicionar a água. Misturar até a obtenção de uma massa consistente, para isso se necessário adicionar mais água ou gesso.
3. Despejar o gesso nas formas e orientar os alunos para batê-las sobre a mesa, com firmeza, para a retirada de possíveis bolhas de ar, por umas dez vez e também para alisar a superfície da peça. Colocar a forma em uma superfície plana e horizontal para o gesso secar.
4. Enquanto esta primeira leva de peças são colocadas para secagem, repetir todo o processo para produzir as demais peças.
5. Após a secagem, por aproximadamente meia hora, podendo ser menor o tempo dependendo do clima, retirar a peça da forma com cuidado. Primeiro descole as laterais empurrando para fora a parede lateral da forma. Depois bata a forma sobre uma superfície sólida com firmeza, mas não com força, para apenas descolar o fundo.
6. Aguardar a secagem final da peça.
7. Alisar a superfície da matriz (lado mais largo) com lixa de madeira ou sobre uma superfície áspera.
8. Desenhar sobre a superfície do gesso o modelo a ser trabalhado. Poderá ser um texto ou um desenho. Nesta proposta eles serão lineares. Não se esqueça de espelhar o seu desenho ou texto.
9.  Com o prego maior retirar o gesso das áreas que deverão ficar claras quando da impressão.
10.  Usar os pregos menores para produzir linhas mais finas e áreas hachuradas de meio tom. Veja na segunda figura como foi trabalhada a montanha.
11. Fazer a primeira prova e fazer os retoque necessários.
12. Caso tudo esteja certo repetir por pelo menos cinco vezes as provas para que a tinta infiltre no gesso e possa produzir resultados mais intensos.
13. Para entintar: Aplicar o rolinho, sem fazer muita pressão, sobre a matriz, por duas ou três vezes, até que esta esteja coberta com a tinta.
14. A técnica de impressão mais recomendada é a "Colher de Sopa". Vide. Não é recomendada a impressão que faça uso de prensas, pois o gesso poderá trincar ou quebrar.
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