Funil01a - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Como Fazer > Artesanato
Papelãografia - I
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
1. 01 tesoura sem ponta, opção estilete (apenas para adultos);
2.01 Régua de aço;
3. 01 lixa fina para madeira;
4. 01 Prego médio (02 a 3 mm de espessura);
5. 01 Garrafa Pet de 600 ml.
• É um trabalho que pode ser desenvolvido por alunos de qualquer idade, sem o uso do estilete.
• Este funil poderá ser utilizado para experiências, coar, encher garrafas etc.
• Qualquer garrafa pet pode ser utilizada. A garrafa que usamos para fazer a xícara com a base, foi usada a parte superior para confeccionar o funil.
• Pode ser utilizado para confeccionar uma ampulheta simples. Também, colocar fertilizante em vasos e canteiros, o furo pode ser aumentado.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. Durante esta faze é importante definir como o funil será usado, ou seja, qual é o projeto a ser desenvolvido. Qualquer disciplina pode confeccioná-lo e desenvolver um projeto a partir dele. Solicitar aos alunos uma pesquisa sobre o funil, quando surgiu, material que é fabricado etc.
Produção (Durante)
2. Por ser um trabalho relativamente rápido é preciso uma boa organização, o ideal é que cada um produza seu funil. Na produção o corpo externo do funil pode ser decorado com tinta artesanal.
Pós-Produção (Depois)
3. São múltiplas as possibilidades de atividades usando o funil, como já destacamos. Uma análise por meio de um debate, seminário, palestra, é outra grande possibilidade.
PROCESSO (FASE A)
Tenha todos os materiais em mãos antes de iniciar o trabalho.
O trabalho poderá ser iniciado com ou sem o desenho da forma a ser desenvolvida (letra ou figura) e desejada.
1. Lavar a garrafa muito bem e deixar secar e providenciar todo material solicitado.
2. Cortar a garrafa com a tesoura sem ponta ou estilete (somente adulto), o corte será aproximadamente na metade da garrafa.
3. Lixar com força a boca cortada para retirar farpas e áreas serrilhadas, estas poderão provocar ferimentos. Pode-se usar uma vela para aquecer a boca derretendo-a e pressionando-a sobre uma superfície lisa ainda quente (somente adultos).
4. Furar a tampa com um prego frio ou quente (somente adultos), em seguida retirar as rebarbas e por fim, lixá-la. Agora é só utilizá-lo na segunda parte de seu projeto. Bom trabalho!
Voltar para o conteúdo