FrutasDetalhes01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Contar História > Ciências

FOTOMONTAGEM I

  • O que será necessário:

Fazer uma pesquisa sobre as frutas selecionadas para as fotos.
Câmera fotográfica digital que tenha a possibilidade de fazer capturas com distância focal de 20 cm ou menos de distância entre a câmera e o modelo. Uma câmera superzoom poderá fazer imagens a maior distância usando o zoom.
Capturar imagens de frutas inteiras e cortadas, na escola ou durante uma excursão a um mercado municipal, feira livre, chácara, sítio etc.
Caso não possua um sistema de iluminação fazer a captura em ambiente externo. O uso de um tripé (normal ou mini) é uma opção para garantir a qualidade das imagens.
Caso seja necessário fazer uso da ferramenta "Recortar" dos editores de imagem para melhor enquadrar a imagem. Não se esqueça de fazer os ajustes necessários antes do recorte.
Não ampliar a imagem.
O Paint.Net é uma excelente opção para edição de imagem, é freeware. Nele predomina a intuitividade, usabilidade e a aplicabilidade.

  • Opções:

a) Usar um episcópio para ampliar a imagem caso tenham sido copiadas em papel ou impressas. b) Transferi-las para o computador e criar uma apresentação, um slides show, vídeo, galeria etc. C) Exibir com o uso de um projetor multimídia, televisão, em rede no computador etc.

  • Proposta:

A Realização da excursão deverá atender a um projeto. Esta deverá ser em local que permita a realização de fotografia das frutas e que estas possam ser manuseadas e até cortadas pelos alunos e ou professor. Para diminuir os custos é importante que o trabalho seja feito em grupo (oito a dez alunos) para cada câmera.
Na escola o uso de uma única câmera pode facilitar o trabalho, mas com certeza será necessário usar mais de uma aula, caso esta seja dobrada fica mais fácil, do contrário é importante negociar com os colegas professores para que seja possível fazer as capturas em uma única sessão.
Transferir as imagens para o computador e fazer os ajustes necessários, bem como os recortes.
Não usar o flash da cãmera para evitar super exposição. Trabalhar com ISO 200 ou 400, velocidade de obturação, caso seja possível ajustar, não muito lenta, ou seja acima de 1/100 s.
Para iluminar caso haja necessidade pode-se fazer uso de farolete de Led recarregável, dois grandes são suficientes.
Na sala de aula, após a sessão de fotos, manter os grupos para a produção do trabalho final. Os grupos se reúnem, discutem e criam um texto sobre as partes fotografadas das frutas.
Esse texto poderá ser feito ao vivo ou gravado na apresentação, slides show ou vídeo.
O tempo máximo sugerido para cada apresentação, slides show ou vídeo não deverá ser superior a dez minutos. O ideal é que gire em torno de 5 a 8 min.

Primeiro Momento: Cada grupo faz a sua apresentação para a própria sala e ou para outras salas da UE.
Segundo Momento: Após a apresentação de cada grupo faz-se um debate ou uma discussão, sempre mediado por um professor.
Terceiro Momento: Após as apresentações fazer um fechamento. Propor uma avaliação oral, não fazer uso de nota ou conceito, mas sim uma avaliação crítico/analítica.

  • Havendo a possibilidade levar a apresentação para a comunidade com a participação dos pais, avós, irmãos etc.

Exemplo:
.

  • O tema do projeto é:

Frutas.
Separar as frutas que serão utilizadas, sugestão: no máximo três por grupo.

1. Fazer a foto das frutas inteiras e juntas.
2. Fotografá-las inteiras e individualmente, sempre em close-up.
3. Descascá-las se necessário ou cortá-las ao meio de maneira que seja possível visualizar as sementes, caso existam, a polpa...
4. Realizar a captura em cada etapa, sem pressa e anotando tudo o que é feito.
5. Preparar a história a ser contada.


  • Nota:

1. Professor, não exija de seu aluno que decore nomes ou datas, deixe-o fazer consulta, se necessário, durante a apresentação.
2. O erro deve ser sempre parte do processo e nunca ser punido.
3. Durante o debate ou palestra todos integrantes do grupo deverão participar, a não ser que o professor tenha outra proposta.
4. Havendo a possibilidade gravar em vídeo o debate/palestra
.

Estas duas primeiras imagens são da laranja. Uma do galho outra da semente.

Outras sugestões: o arroz e a aveia em flocos grandes.

1. Qualquer disciplina poderá realizar este tipo de trabalho.
2. Os temas deverão ser trabalhados antes do início das sessões fotográficas.
3. É importante que todos alunos participem da excursão ou sessão fotográfica, mas para não prejudicar aqueles que os pais não permitam a sua ida, deverá haver uma atividade extra relacionada ao projeto e ao tema trabalhado.
4. É interessante, se possível, gravar  um vídeo durante a excursão e as apresentações.

Nota: O tema do projeto é determinado em função de um interesse ou necessidade da sala de aula.

Voltar para o conteúdo