Formação01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Educação > Educação
Horário de formação coletiva
Por: Vivaldo Armelin Júnior - 2016 - Parte I
 
• O horário coletivo é destinado à formação, isso não significa que será um espaço apenas para a leitura. Ela é necessária, mas após tê-la feito é preciso abrir espaço para uma boa análise, discussão, troca de experiência e principalmente a aplicação prática em sala de aula.
 
• Acontece que recebemos diversos e-mails falando que nesses encontros os professores são obrigados a fazer leitura de textos, alguns até ultrapassados, e não se desenvolve nenhuma ação prática. É uma reclamação comum. Talvez isso esteja ocorrendo porque é mais prático para a coordenação pedagógica ou até a direção, pois não havendo discussão, análise, troca de experiência e a aplicação no dia a dia, facilitará a vida destes responsáveis pela “formação”.
 
• Concordo plenamente com algumas pessoas que afirmam estar perdendo tempo. Se a leitura vem de cima para baixo, não abrange as necessidades diárias, se concentram apenas em um ou dois temas, pergunto, para que existir esse horário? Um de nossos visitantes afirmou que só faz o horário coletivo porque o salário é maior.
 
• Isso é triste uma vez que, não apenas os alunos perdem, mas também a educação. Quem tem essa visão fechada precisa se atualizar, não é só o aluno que se desinteressa, o profissional da educação tem também a necessidade de ser considerado e respeitado.
 
• O horário coletivo é formativo e formar é muito mais do que capacitar, é abrir oportunidade para um trabalho mais voltado para a construção do conhecimento e principalmente o desenvolvimento cognitivo. Nessas reuniões, pois é o que são em muitas situações, não podem ser voltadas apenas para a leitura, é necessário trabalhar os potenciais perceptivos, as habilidades, exemplificar e construir.
 
• A troca de experiência é fundamental para a unificação do trabalho escolar, ou seja, todos agem de acordo com um ideal, esse ideal se resume a uma palavra, o projeto.
Voltar para o conteúdo