Estudo01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Plásticas > HistArt
A importância da História das Artes – NOVO
Por: Vivaldo Armelin Júnior – Fev./16
• Como o ser humano sempre dependeu das Artes para perpetuar seus conhecimentos, é importantíssimo desenvolver um trabalho envolvendo a História das Artes, não apenas do desenho e da pintura.
• A escrita e os números, como já foi destacado em vários textos deste Portal, são desenhos lineares, onde cada uma delas (letras) e deles (números) que tem um significado e um valor quantitativo por convenção. As letras e os números surgiram graças aos primeiros desenhos e pinturas rupestres, que foram com o passar do tempo ganhando outros significados até chegar à civilização mesopotâmica onde surgiu a escrita.
• Nossos governantes sabem que se o conhecimento artístico expressivo modificará a maneira de pensar dos alunos, por isso incentivam aulas de Arte sem contextualizá-las, é nesse momento que entre a História das Artes.
• Por essa razão, todas as Artes são parte da vida humana, são as responsáveis pela perpetuação do conhecimento, da produção e da evolução.
• A escrita e os números, meros desenhos, possibilitaram ao ser humano transmitir seu conhecimento via registro e não mais oralmente. Uma prova que a escrita e os números são simples desenhos é a total incompreensão de povos futuros em relação a povos extintos. A escrita Maia só foi decifrada recentemente.
• As Artes Musicais, Cênicas, Plásticas, Gráficas, Fotográfica, Cinematográfica, Televisiva e Multimídia, entre outras, tem sua história, ou seja, a história da humanidade.
• Os maiores cientistas sempre dependeram das artes para fazerem suas descobertas, isso vale para os grandes navegadores do século XV e XVI, também para a indústria, a pesquisa espacial etc.
• O teatro, por exemplo, foi uma verdadeira escola para o povo simples, sem falar nas encenações envolvendo rituais místicos e ou religiosos, por trazer a informação. Serviu de denúncia para desmandos e até para levar mensagens para povos dominados por invasores.
• Isso aconteceu e acontece diariamente, pois a própria tecnologia de nossos dias dependem das artes. Conhecer a História das Artes é entender a nossa evolução, desde os acertos e erros, até as grandes descobertas.
Voltar para o conteúdo