Espaço Físico01 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Cênicas > ArtCên -Atividades

Espaço Físico (Cênico)
Por: Vivaldo Armelin Júnior

• O teatro na escola é uma atividade que é desenvolvida por muitos professores e diferentes disciplinas, mas não é tão levado a sério ou incentivado como deveria.
• Nosso novo subsite "Artes Cênicas" tem como objetivo apresentar propostas, dicas e sugestões para ampliar este tipo de atividade escolar.
• A Linguagem Cênica é muito antiga, vem da Pré-História e está presente na cultura da maioria dos povos existentes em nosso planeta.
Tablado esquema de montagem.
• No Brasil não é diferente e não começou com a chegada dos portugueses, mas bem antes com os índios em seus ritos, da dança à encenação.
• Como todo o site a proposta é para todas as áreas e disciplinas escolares, da pré-escola até os cursos universitários para a formação de professores.
Um tablado pronto.
• O espaço físico poderá ser uma sala de aula, o pátio, a quadra, uma praça, um auditório etc.
• Este poderá ou não conter um cenário, ter ou não um sistema de iluminação e um sistema de som.
• Para o público é importante ter onde sentar-se principalmente se a peça de teatro durar mais de 15 min.
• Em ambientes externos é preciso verificar as condições físicas, se não há muito trânsito de veículos ou pessoas, máquinas funcionando etc.
• Na escola é importante desligar o sinal para que não toque durante a apresentação.
• Não interromper a peça para lanche, almoço ou jantar.
• Utilizar um espaço que tenha boa acústica e não ocorra reverberação de som (eco).
• Não colocar muitas pessoas em espaço pequeno.
• Procurar utilizar um espaço elevado, acima do público quando possível.
• Caso a escola não tenha um palco é importante construir um, seja de madeira, tijolo ou concreto.
• Em outra oportunidade serão dadas sugestões para a construção do palco e até do auditório escolar.
• A maioria do material fornecido será em PDF, Slides Show, Apresentações e vídeos por meio de links. O PDF será no formato e-livro (e-book). os Slides Show e as Apresentações poderão serão no formato Flash. Os vídeos em WMV ou MP4.

Processo

Nem toda escola possui um espaço físico para apresentações teatrais, principalmente às escolas rurais ou de pequenas cidades do interior deste imenso país. Muitas não tem nem mesmo banheiro, para que então um palco para teatro?
Essa verdade é um grande problema neste país onde nenhum político leva a sério a educação popular. São muitos os projetos e poucos que realmente são eficazes porque a maioria dos políticos não são honestos e comprometidos com a educação. Se não tem banheiro, para que um teatro ou auditório, ou ainda um simples tablado?
Essa é a política de quanto mais burro melhor, pois é mais fácil de enganar, desviar verbas, corromper e principalmente pagar baixos salários, ou seja, explorar.
A Linguagem Cênica, bem como as linguagens plásticas, fotográficas, entre outras, são eficazes quanto a comunicação e onde há comunicação a construção do conhecimento e desenvolvimento cognitivo. No nosso país os únicos que tem esse direito assegurado são os filhos dos políticos, grandes empresários, ricos...
Todas as escolas públicas e privadas deveriam possuir um auditório ou um pequeno teatro. Quando não houver espaço um palco ou até mesmo um pequeno tablado.
Não é custoso, desde que não haja desvio de verba, construir um pequeno palco ou até mesmo auditório, é preciso, como já destacamos ser honesto e comprometido.
A Linguagem Cênica é bem ampla, é usada pelo cinema e pela televisão.
Até mesmo as escolas municipais de São Paulo não possuem em sua maioria um auditório, um laboratório de Ciências... Muitas delas nem mesmo um palco ou tablado. A rede pública Estadual é pior ainda. Imaginem os Estados e Municípios mais pobres.
Em muitas situações quem acaba financiando a construção de um palco, tablado ou auditório é a própria comunidade, para os Estados e Municípios dinheiro é que não falta para educação, mas a maioria deste é desviada ilegalmente pelos governantes do executivo e do legislativo.
Os professores, em sua maioria até que se esforçam para que ocorram peças teatrais na escola, mas com uma infraestrutura precária.
O problema, para os políticos, é que as Artes, todas, abrem os olhos do povo e estes passam a cobrá-los. Condição que não os agrada, pois a roubalheira é muito grande.
A comunidade precisa ser preparada pela escola para cobrar seus direitos e os deveres dos políticos. O teatro é uma forma de expressar descontentamento popular, mais uma vez, isso não agrada aos políticos.
Muitas comunidades com projetos próprios tentam fazer do teatro uma forma de expressão e cobrança, mas são impedidos ou boicotados quando tentam expandir seus projetos. Na escola não é diferente. A bandidagem das drogas também não tem interesse na conscientização da comunidade, pois eles impõem sua vontade pela força e pessoas preparadas vão lutar pelo seu direito e de sua família de viver.

O Tablado
Um tablado é fácil de construir, pois será feito de madeira e caso desejar poderão ser colocadas rodinhas com freio.
Um bom tablado tem pelo menos a seguinte medida: largura – 3 m; profundidade – 2 m; altura – 20 cm (mínima, o ideal é 30 cm).
O piso, de madeira, poderá ser revestido com borracha, piso sintético, carpete etc. Caso a madeira do piso esteja bem alinhada não há necessidade de revestimento.
É importante o reforço interno com caibros, tanto para as laterais bem como para o piso.
O mais importante é usar madeira maciça e não aglomerado ou compensado.
Vi em uma escola um tablado feito com vigas de material reciclado de garrafas Pet. Fica tão resistente como a madeira.
Na próxima página apresentamos um modelo ou esquema de tablado.
Material:
  1. Madeira (o tamanho e a espessura será aquele que atender às suas necessidades).
  2. Caibro (o tamanho e a espessura será aquele que atender às suas necessidades).
  3. Parafuso.
  4. Furadeira e brocas.
  5. Serrote ou serra elétrica.
  6. Rodinhas com freio (opcional) – menos seguro.
  7. Tinta acrílica ou a óleo.
  8. Pincel ou rolinho de espuma.
  9. Carpete ou piso sintético (importante: é preciso fixá-los muito bem para evitar escorregões e tombos sobre o tablado).
Este tablado é extremamente simples e não é caro. Poderá ser montado em um pátio, sala de aula, galpão etc.
É preciso evitar molhá-lo para que a madeira não apodreça. Uma base de 15 cm de tijolo será a melhor opção. Bastando assentar os tijolos com cimento e areia e depois rebocá-los com cimento em todos os lados, portanto o interno também. Agora é só pintar a base de tijolo.
É preciso esperar o reboco secar por pelo menos 72 h antes de pintá-lo. e mais esse tempo para iniciar a construção do tablado.
A própria escola poderá construí-lo com auxílio dos pais e da comunidade em geral.
O tablado poderá ser retangular, semicircular, circular, trapezoidal etc.
Bom trabalho e aproveitamento!
Voltar para o conteúdo