Escultura00 - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Plásticas > Escultura

Escultura na Sala de Aula
• Trabalhar as técnicas de escultura em sala de aula se tornou uma grande dificuldade. É a falta de material, ferramentas, suportes, pois as administrações públicas não os fornecem. Pura falta de compromisso e preocupação com a formação da população em geral. O aluno da escola privada pode e acaba bancando tudo que é necessário, mas em ambos os casos surge em nossos dias mais um grande problema, a violência que está inserida em nossa sociedade.
• A violência inserida em nossa sociedade reflete diretamente nas salas de aula, então, deixar o aluno transportar ferramentas metálicas cortantes em suas mochilas ou bolsas se tornou um perigo. Retê-las nas escolas seria uma outra opção, mas teria que haver um trabalho muito grande de conscientização.
• Felizmente nem tudo está perdido! Aqui no Portal ArteEducar, no Site "Artes" temos algumas sugestões mais simples e que permitem um trabalho bem sério e dinâmico, não apenas para a disciplina Arte, mas também como parte do processo de Alfabetização, Português, Matemática, História, Ciências, Língua Estrangeira, entre outras. Uma opção bem interessante e dinâmica.

A escultura em giz de lousa é o nosso primeiro exemplo.

• Observar que é possível criar detalhes e como no nosso exemplo estudar Arte, Ciências, Português, Matemática etc.
• A escultura em giz de lousa permite produzir as mais diferentes imagens figurativas e até abstratas.
• As ferramentas são as mais simples possíveis e de fácil obtenção. Este trabalho pode ser desenvolvido a partir da terceira série em diante, até mesmo em cursos universitários.

Voltar para o conteúdo