Equipamento01 - ArteEducarJun20

Ir para o conteúdo

Equipamento01

Arte > Fotografia
SmartPhone 01 • Introdução 01 •
 
SmartPhone - Zoom Digital 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./20
•Começo falando um pouco do uso do zoom digital presente nesses aparelhos. Infelizmente, este recurso, é a ampliação de uma imagem via recorte, condição que não permitira ampliações com qualidade. Isso é o zoom digital, não há uma ampliação óptica, mas sim um recorte. Porém, mesmo perdendo na ampliação é um recurso que poderá ser utilizado para um estudo mais detalhado de um objeto, elemento, vegetal…  
• A fotografia é ampla em suas possibilidades, inclusive em sala de aula, e, o mais interessante, em nossos dias, o smartphone é um equipamento eletrônico/digital que produz resultados extremamente significativos em sala de aula. Esse equipamento permite fazer capturas fotográficas com qualidade para estudo, seja ela de ambientes ou de detalhes, para isso foi criado o zoom digital. Um recurso que não encarece o equipamento, pois não é necessário um mecanismo, lentes e outros elementos. O zoom digital como já foi destacado na “Introdução, apenas recorta a imagem gerando a ilusão de ampliação ou aproximação. Esse recurso tem uma grande desvantagem, não permitirá ampliações e garantir a qualidade da imagem. Explicando: Quando é recortada uma imagem digital e mantido o tamanho original das capturas sem o zoom digital, provocará um aumento no tamanho dos pixeis e dependendo da ampliação, começará a aparecer ruídos e ou granulações.
• No entanto, na maioria das vezes, em sala de aula, não há necessidade da ampliação da fotografia pois será visualizada em um PC ou notebook e mesmo quando exibida em um monitor ou TV de maior tamanho, mesmo perdendo qualidade, há ainda a possibilidade de estudo.
• Para finalizar, é importante saber que, desde que se garanta o foco, durante o zoom digital, ou seja, a sequência de recortes, haverá uma “ampliação” do modelo na tela, aqui tem uma diferença em relação às objetivas, o zoom digital não possui uma distância focal mínima, condição que garantirá o foco a qualquer distância entre o equipamento e o modelo. Veja abaixo alguns exemplos de fotografia sem o uso do zoom digital e outras com o uso deste. Bom trabalho!
Imagens sem zoom digital
Aproximação física.
Imagens com zoom digital
Aproximação via recorte.
 
SmartPhone – Introdução 01
Por: Vivaldo Armelin Jr. - Jul./20
• A fotografia é uma linguagem que possibilita a realização de atividades interessantes em sala de aula ou fora dela, o mais interessante é que nos nossos dias esse registro ou captura pode ser feito por qualquer pessoa, vai depender da oportunidade e da proposta de trabalho. Seja na sala de aula, fora dela, mas dentro da U.E., durante uma excursão pedagógica, mesmo para uma praça próxima a U.E., por exemplo. O que possibilita esse registro, o smartphone, um equipamento que engloba a comunicação via áudio, assistir vídeos e ou filmes, ouvir música, gravar vídeo e fotografar.
• Fotografar com um smartphone é uma maneira de registrar atividades e gerar material para estudo, seja na sala de aula ou fora dela. O smartphone pode garantir estudo da arquitetura, da história, de matemática, das expressões artísticas e culturais, de atividades esportivas e físicas, da geografia, das ciências, da vida vegetal, animal…
• Bom trabalho!
Voltar para o conteúdo