Encadernação01d - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Grárficas > Encadernação
Título - IV
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  1. Folhas a serem encadernadas.
  2. Furador de papel.
  3. Fita de tecido de 3 a 5 mm de espessura.
  4. Capa em papel mais grosso.
  5. Cola branca.
  6. Peso (dois tijolos embrulhados juntos em papel kraft).
  7. Fita adesiva para o embrulho.
  1. O livro poderá ser produzido manualmente, impresso em qualquer uma das técnicas, impresso no computador ou fotocopiado.
  2. Como sugestão é produzir um livro impresso com tipos de borracha branca. A tinta poderá ser a comumente usada em carimbos ou tinta a óleo, ou ainda, tinta para impressão (melhor qualidade final).
  3. Com esta proposta também é possível recuperar pequenos livros, revistas, gibis, revistas de bolso etc.
  4. Esta técnica é recomendada para livros tamanho A5 ou menor.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Esta sugestão de encadernação produz melhores resultados quando o número de folhas é superior a vinte folhas e capa dura. As folhas impressas deverão ter tamanho máximo A5.
Pré-produção (Antes)
1. A elaboração do projeto em conjunto com os alunos é importante para desenvolver atividades paralelas, como, uma excursão pedagógica, uma experiência na aula de ciências, por exemplo, quando se faz o registro fotográfico. Uma oportunidade para se produzir um livro, pequeno mais importante, para sua reprodução usar fotocópia e pôr fim, a encadernação.
Produção (Durante)
2. Após a produção de um livro, a reprodução em fotocópias, este é o momento da encadernação. Uma ação que deve ser feita paralelamente, uma boa sugestão é a realização do registro em vídeo ou fotográfico durante a produção (encadernação) e posteriormente, realizar a edição de um documentário ou se preferir, um making of. Com os equipamentos fotográficos digitais é possível fotografar e gravar em vídeo, portanto, não há grandes dificuldades.
Pós-Produção (Depois)
3. Além da exposição, workshop, palestra, é interessante trazer um convidado para falar um pouco sobre os livros e sua importância, um bibliotecário ou bibliotecária, por exemplo, tudo aberto não apenas para os alunos, mas também para a comunidade. Esse evento também poderá ser gravado em vídeo, com autorização por escrito do palestrante convidado, e depois exibido na escola ou em outro local, sempre com a participação dos alunos. Cuidado para não haver uso pessoal ou político por parte do convidado, essa é uma ação pedagógica.
PROCESSO (FASE A)
Esta sugestão de encadernação produz melhores resultados quando o número de folhas é superior a vinte folhas e capa dura. As folhas impressas deverão ter tamanho máximo A5.
1. Ordenar as folhas, de acordo com a numeração do menor para o maior. Para adiantar já deixar ordenados todos os livros.
2. A capa e a capa do verso deverão sem impressas em papel tamanho A5 na altura, mas três cm maior na largura.
3. Marcar o centro da capa e em seguida, com o furador, fazer os furos. Eles têm que ser bem centralizados para que todas as folhas tenham os furos na mesma posição.
4. Repetir o processo com as folhas internas, mas para não haver erro na ordem furar e colocá-las na ordem. Furar todas as folhas de cada livro que será encadernado.
5. Para iniciar a encadernação é preciso já ter os blocos com os furos coincidentes sem as capas (frente e verso).
6. Virar a capa de modo que a aba fique voltada para os furos das folhas internas.
7. Após inverter a capa (deve-se fazer o mesmo com a capa do verso) é iniciada propriamente a encadernação.
8. Sobrepor os furos com cuidado.
9. Passar a fita primeiro por um dos furos.
10. Repetir o processo no outro furo.
11. Dar uma lacada bem firme. Pode-se após a laçada dar um nó para que esta não solte.
12. Outra possibilidade é colar as fitas, mas para que fiquem bem coladas é importante usar uma cola de qualidade, como as brancas para madeira. Também é possível costurar usando-se agulha e linha na mesma cor da fita.
13. Dobrar a capa alinhando-a com a "lombada" do livro. Seu livro está encadernado!
Voltar para o conteúdo