Encadernação01c - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Arte > Artes Grárficas > Encadernação
Título - III
Material:
(A relação fornecida abaixo está descrita em partes para facilitar a produção na quantidade que será necessária para o trabalho com os alunos).
Cuidados e Sugestões
(Para que se obtenha bons resultados é necessário alguns cuidados e este quadro tem esta função, pois além dos cuidados com o produto também existe o cuidado com os alunos. Algumas receitas exigem o uso de fogo, produtos químicos, ferramentas elétricas, entre outras possibilidades, e elas poderão causar acidentes).
  1. Folhas a serem encadernadas.
  2. Grampeador e grampos.
  3. Fita adesiva tipo tape (são de tecido plastificado e são encontradas em várias cores).
  4. Capa em papel mais grosso.
  5. Martelo pequeno (tipo de sapateiro).
  1. O livro poderá ser produzido manualmente, impresso em qualquer uma das técnicas, impresso no computador ou fotocopiado.
  2. Com esta proposta também é possível recuperar pequenos livros, revistas, gibis, revistas de bolso etc.
Como já foi descrito, nosso objetivo é a reflexão e um trabalho a partir de projeto, por este motivo este item, “Ato Pedagógico” irá descrever uma maneira de trabalhar com a receita disponibilizada a partir de um projeto. 
Pré-produção (Antes)
1. Esta produção, a terceira sugestão para um projeto para a encadernação, poderá ser desenvolvida pesquisando-se os tipos de papel e como eles são fabricados e a diferença entre papel industrial e artesanal (reciclado). É interessante fazer uma visita (excursão pedagógica) a uma fábrica de papel, caso tenha uma em sua localidade. Outra possibilidade é a visita a um depósito de coleta de papel para reciclagem. Tudo nesta fase.
Produção (Durante)
2. Durante o processo de encadernação os alunos também poderão desenvolver a atividade de contar história, como tema variado, mas ligado à comunidade e também abrir uma discussão mais profunda sobre o processo.
Pós-Produção (Depois)
3. Além da exposição dos livros encadernados, como também, agendas, revistas, gibis, entre outros, fazer um trabalho, durante uma excursão pedagógica de leitura pública, em uma praça, rua, jardim, parque, em uma loja, cinema, teatro etc. Deixar o público participar favorecerá outras ações envolvendo a comunidade.
PROCESSO (FASE A)
Esta sugestão de encadernação é a mais simples e ideal para trabalhos com poucas folhas. No máximo 20 folhas, desde que o grampeador seja grande. Do contrário não deverá passar de 10 folhas.
1. Junte as folhas a serem encadernadas com a capa (Caso queira um acabamento melhor, a capa, poderá ser plastificada com filme plástico adesivo transparente ou cristal). A capa será do mesmo tamanho que o livro e do mesmo papel.
2. Alinhar as folhas batendo-as e grampeá-las (lado esquerdo), lembrando, com a capa. O ideal é colocar pelo menos 8 grampos.
3. Com muito cuidado amasse os grampos com a ajuda do martelo de sapateiro.
4. Pegar a fita adesiva, cortá-la na altura do livro e colá-la sobre os grampos formando a lombada, na frente e no verso.
Voltar para o conteúdo