EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - I - ArteEducarJun15

Seguindo em frente a 16 anos!
Ir para o conteúdo
Educação > Projetos

UMA REALIDADE OU UMA ILUSÃO?
REESCRITO 2008
Por: Vivaldo Armelin Júnior - 2006

  • Para muitos a Internet ainda é apenas uma ficção e está muito distante, um sonho que a cada dia está mais próximo da realidade quando vemos espaços públicos e privados sendo abertos e que permitem a população acesso a essa tecnologia.

  • Muita gente esta descobrindo a possibilidade de ter um computador, mesmo que mais antigo, para aprender ou permitir que os filhos tenham uma profissão.

  • Em São Paulo, mais precisamente, na Rua Santa Efigênia, este fenômeno é notado a todo dia. Muitas lojas que vendem micros usados, desde os arcaicos até alguns mais novos.


  • Como a comunicação é multimídia está surgindo uma nova modalidade de educação em nosso país, fato já concretizado em países da América do Norte, da Europa e Ásia. A busca por uma formação a distância que permita ao aluno estudar de acordo com a sua necessidade e de acordo com seu ritmo de aprendizado. Por outro lado este tipo de formação exige muita responsabilidade, dedicação e compromisso.


  • A formação on-line recebe duas denominações:

a. E-educação = Educação Eletrônica
b. EAD = Educação a Distância

  • Já as escolas são denominadas:

a. Escola On-line
b. E-escola ou E-school (em inglês)
c. Escola de Formação a Distância
d. ou simplesmente, EAD.

  • O processo não é novo, já aconteceu e ainda acontece nos cursos via Correios, os mais antigos, rádio e principalmente na televisão. No caso, deste último meio de comunicação, temos os denominados telecursos.

  • Os cursos por correspondência, como já descrevemos são os mais antigos e os que foram muito populares e produziram grandes resultados. Toda a comunicação era feita via cartas, fato que de certo modo complicava, pois havendo dúvida o tempo de envio e resposta era grande, de uma semana até quinze dias. Mas para a época era bastante rápido no que se refere à comunicação. Os Correios já foram a maior instituição para troca de correspondência escrita.

A Internet

  • Nos nossos dias a Internet trás uma nova possibilidade que é a interação comunicacional entre o site que oferece o curso e o cursando. Tudo em tempo real, via texto, voz ou audiovisual. Também são oferecidos grupos de discussão, salas de bate-papo, troca de e-mail, avaliação a distância com hora marcada, também via e-mail, arquivos e banco de dados on-line etc.

  • Esses recursos permitem que o aluno tenha suas dúvidas resolvidas imediatamente, não sendo necessário esperar pelo Correio ou telégrafo. Não podemos afirmar que os Correios e telégrafos estejam defasados ou ultrapassados, muito ao contrário. Muita gente no nosso mundo ainda depende do sistema telegráfico.

  • O problema é que o telegrama sempre foi caro e distante da população mais carente, mesmo os correios, se tornam caro quando o material a ser remetido é muito grande, como uma apostila e livro.


  • A Internet tem custos relativamente mais baixos, hoje em dia os pontos de comunicação on-line privados cobram em média R$ 1,00 a R$ 2,50 por hora. Tempo suficiente para uma troca de informações, textos, imagens e vídeos. Outro fator inovador da Internet é o rompimento das fronteiras, não existe sistema político que consegue bloquear ou censurá-la. A comunicação é em tempo real seja via texto, áudio ou audiovisual. As distâncias são superadas por meio do sistema de telefonia, cabo, sinais de rádio e satélite. O mundo ficou pequeno.


  • Outra característica interessante da formação on-line é que muitas pessoas estão buscando os sites que oferecem cursos a distância para se atualizarem e conseguirem um certificado ou aprimoramento profissional. Já existem muitas universidades que oferecem cursos de graduação totalmente on-line, no Brasil a pós-graduação ainda é pouco significativa por uma postura não muito avançada do Governo Federal, mas nos Estados Unidos e Europa os cursos de Mestrado e Doutorado são ministrados via on-line. O único momento presencial é no momento da avaliação. São profissionais da Saúde, Educação, Indústria, Liberais, ou simplesmente aquele que quer aprender uma língua estrangeira ou se alfabetizar. Esta possibilidade está presente nos cursos pagos ou aqueles que são inteiramente grátis, oferecidos por pessoas, Profissionais Liberais, como Professores, Advogados, Médicos, Técnicos em Rádio e Televisão, Técnicos em Informática, entre outros, mas também por Empresas ou Instituições Educacionais.

  • Os cursos oferecidos são os mais variados e com propostas bem amplas. Porém, isso não é uma verdade total, é óbvio que muita coisa na Rede não tem qualidade e não pode ser levado a sério pela falta de credibilidade, mas isso também acaba sendo uma vantagem para aquele que pretende crescer fazendo cursos ou coletando informações na Net, por uma única razão, a possibilidade de selecionar de forma crítica o que você pode aproveitar ou não, sem a interferência paternalista do Estado.


  • Não se está afirmando que o Estado não deva intervir em algumas coisas que acontecem na Internet, como o estelionato, jogos de azar, tráfico ou apologia a drogas, sexo infantil (pedofilia), comércio de produtos danosos à saúde, incentivo a qualquer tipo de crime, incentivo ao racismo, preconceito racial, social, sites que ensinam a fabricar armas, bombas etc. Esta é uma função do estado, zelar pelo bem-estar da sociedade, mas não interferir onde há a possibilidade da pessoa analisar e optar por uma oferta. Este senso crítico é benéfico ao ser humano e, portanto, favorável ao aprendizado e crescimento cognitivo.


  • A pesquisa em sites comprometidos com a educação também proporciona um crescimento informativo e crítico por oferecerem muitos textos e outros materiais de pesquisa e consulta.

  • Tudo que foi descrito já é razão suficiente para valorizar esta possibilidade de comunicação, com esta máquina multimídia, por permitir a troca de conhecimento e valorização da vida em todos os sentidos e, o mais interessante, a preservação de todas espécies existentes em nosso planeta.

  • Nesta primeira parte foi apresentada uma visão geral, nas próximas iremos centralizar a discussão em temas mais específicos e nos prós e contras deste tipo de curso.

* Importante: TODOS OS TEXTOS E AS IMAGENS FORAM PRODUZIDOS PELO RESPONSÁVEL DESTE PORTAL. DETENTOR DOS DIREITOS AUTORAIS. RESPEITE OS DIREITOS AUTORAIS.

Voltar para o conteúdo